Contos de fadas na publicidade : O Boticário reinventa a Fada Madrinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Alanna de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/8554
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
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spelling Correia, Alanna de OliveiraMachado, Liliane Maria MacedoCORREIA, Alanna de Oliveira. Contos de fadas na publicidade: O Boticário reinventa a Fada Madrinha. 2014. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8554Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Esta monografia aborda a maneira como a publicidade do Grupo O Boticário se inspira nas narrativas dos contos de fadas reinventado a fada madrinha. Estudar esse tema é importante porque as formas como a empresa representa as mulheres podem impactar as subjetividades delas, afetando a forma como apreendem o próprio corpo. O objetivo é entender com as propagandas do Grupo se utilizam dos elementos dos contos de fadas para vender beleza às suas consumidoras. O problema está em compreender como a marca entra no campo fantasioso dos contos de fadas e promete realizar sonhos através da venda da beleza como uma forma de poder. A partir da problemática, criou-se a hipótese que procura verificar se a publicidade do Grupo O Boticário inspira-se nas narrativas dos contos de fadas para falar ao público feminino por meio da promessa de oferecer beleza às suas consumidoras como forma de ter poder e de alcançar a auto realização. Utiliza-se referencial teórico sobre o histórico dos contos de fadas, sobre estudos feministas e de gênero e sobre linguagem publicitária. Por fim, foi possível verificar que a beleza é apresentada como o caminho para se alcançar a realização pessoal e uma característica fundamental para que a mulher realize seus demais objetivos. _______________________________________________________________________ ABSTRACTThis monograph discusses how the advertising of Grupo O Boticário (O Boticario group) use the narratives of fairy tales reinventing the fairy godmother. Studying this issue is important because the ways the company shows women can impact the subjectivities of them, affecting the way they perceive their own body. The goal is to understand how advertisements of the group use the elements of fairy tales to sell beauty to its consumers. The problem is to understand how the brand enters the field of fanciful fairytales and promises to fulfill dreams through the sale of beauty as a form of power. From the problem, we created the hypothesis that seeks to verify whether the publicity of Grupo O Boticário draws on the narratives of fairy tales to talk to a female audience through the promise of beauty to offer its consumers as a way of having power and to achieve self-realization. We use the theoretical framework about the history of fairy tales, on feminist and gender studies and on advertising language. Finally, we found that beauty is presented as the way to achieve personal fulfillment and a key feature for the woman to realize her goals.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-02T17:33:42Z No. of bitstreams: 1 2014_AlannadeOliveiraCorreia.pdf: 2382098 bytes, checksum: c26182badd5e65c8728f58cfb0c04d6e (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-07T21:06:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AlannadeOliveiraCorreia.pdf: 2382098 bytes, checksum: c26182badd5e65c8728f58cfb0c04d6e (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-07T21:06:03Z (GMT). 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