Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, João Paulo Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16405
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras: Língua e Literatura Japonesa, 2016.
id UNB-2_d381a1d498f4d35af33f6fb836890a12
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/16405
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Francisco, João Paulo SantosOliveira, Valdeilton Lopes deFRANCISCO, João Paulo Santos. Videogames e ensino de japonês: aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura. 2016. 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016http://bdm.unb.br/handle/10483/16405Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras: Língua e Literatura Japonesa, 2016.Ao analisar vários trabalhos, dentre eles Gee (2007), DeHaan (2005), percebeu-se que videogames podem ser ferramentas muito úteis para o ensino de uma língua estrangeira. James Paul Gee, um dos pesquisadores da área de videogames e ensino, afirma em sua obra What video games have to teach us about learning and literacy (2007), que os videogames têm alto potencial de uso para o letramento e defende sua posição apresentando 36 princípios de aprendizagem embutidos nos videogames. Corroborando a posição de Gee, Dehaan (2005) testou o uso de um videogame de baseball com um estudante de japonês como L2 e baseado nos resultados encontrados, concluiu que o jogo foi benéfico para a compreensão oral e para a leitura de japonês. Portanto, o presente trabalho procura, através de questionário, entrevista semiestruturada e observações por parte do pesquisador, investigar as estratégias de leitura usadas por aprendentes de língua japonesa de duas turmas com níveis diferentes de proficiência(um grupo de alunos regulares de um curso universitário, com nível intermediário de proficiência, e outro grupo de alunos de um curso livre de idiomas, com nível básico de proficiência) ao trabalhar com um videogame exclusivamente nesse idioma. Além disso, investigamos as possibilidades de uso dessa ferramenta e se ela pode afetar a motivação dos estudantes. Nos resultados, averígua-se que o uso de videogames no ensino de japonês tem efeitos positivos no aprendizado e motivação. Além disso de acordo com os alunos pesquisados essa ferramenta pode ser usada dentro e fora da sala de aula, com potencial para melhorar várias habilidades linguísticas, em especial, a habilidade de leitura.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-03-27T11:55:22Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf: 1318726 bytes, checksum: 07388039b96a613e0e138950dd52fcbb (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-03-29T19:39:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf: 1318726 bytes, checksum: 07388039b96a613e0e138950dd52fcbb (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T19:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf: 1318726 bytes, checksum: 07388039b96a613e0e138950dd52fcbb (MD5)When analyzing several works, among them Gee (2007), DeHaan (2005), it was perceived that video games can be very useful tools for the teaching of a foreign language. James Paul Gee, one of the researchers in the field of video games and teaching, states in his work What video games have to teach us about learning and literacy (2007), that video games have a high potential of use for literacy and defends its position by presenting 36 Learning principles embedded in video games. Corroborating Gee's position, Dehaan (2005) tested the use of a baseball video game with a Japanese student as L2 and based on the results found, concluded that the game was beneficial for listening comprehension and for reading Japanese. Therefore, the present work seeks, through a questionnaire, semi-structured interview and researcher's observations, to investigate the reading strategies used by Japanese language learners from two classes with different levels of proficiency (a group of regular students from a university course, with intermediate level of proficiency, and another group of students of a course free of languages, with basic level of proficiency) when working with a video game exclusively in that language. In addition, we investigate the possibilities of using this tool and whether it can affect students' motivation. In the results, it is found that the use of video games in teaching Japanese has positive effects on learning and motivation. In addition, according to the students surveyed, this tool can be used both inside and outside the classroom, with the potential to improve various language skills, especially reading ability.Língua japonesa - estudo e ensinoEstratégias de ensino-aprendizagemVídeo gamesVideogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-03-29T19:39:36Z2017-03-29T19:39:36Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdfapplication/pdf1318726http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/1/2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf07388039b96a613e0e138950dd52fcbbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/164052017-03-29 16:39:36.74oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-03-29T19:39:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
title Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
spellingShingle Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
Francisco, João Paulo Santos
Língua japonesa - estudo e ensino
Estratégias de ensino-aprendizagem
Vídeo games
title_short Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
title_full Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
title_fullStr Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
title_full_unstemmed Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
title_sort Videogames e ensino de japonês : aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura
author Francisco, João Paulo Santos
author_facet Francisco, João Paulo Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, João Paulo Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Valdeilton Lopes de
contributor_str_mv Oliveira, Valdeilton Lopes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Língua japonesa - estudo e ensino
Estratégias de ensino-aprendizagem
Vídeo games
topic Língua japonesa - estudo e ensino
Estratégias de ensino-aprendizagem
Vídeo games
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras: Língua e Literatura Japonesa, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-29T19:39:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-29T19:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCISCO, João Paulo Santos. Videogames e ensino de japonês: aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura. 2016. 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/16405
identifier_str_mv FRANCISCO, João Paulo Santos. Videogames e ensino de japonês: aplicabilidade e possibilidades de uso para o desenvolvimento de estratégias de leitura. 2016. 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016
url http://bdm.unb.br/handle/10483/16405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/1/2016_JoaoPauloSantosFrancisco_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16405/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 07388039b96a613e0e138950dd52fcbb
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493024776126464