Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Mayan Matos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27397
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
id UNB-2_d527d09f91f2582d612a25cbbf803339
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27397
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santana, Mayan MatosIrachande, Aninho MucundramoSANTANA, Mayan Matos. Campanhas eleitorais: uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política. 2019. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27397Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.O amplo acesso à tecnologia e às ferramentas virtuais possibilitou uma nova dinâmica de comunicação nas mais diversas esferas da sociedade, principalmente no quesito de influência de comportamento e propagação de informações. Como consequência dessas grandes transformações, o Brasil vem presenciando desde 2010 o impacto das mídias sociais enquanto recursos narrativos de campanhas eleitorais, desde a interação dos candidatos com o eleitorado até a difusão de fake news e o trajeto virtual na busca por votos. Entender o poder de influência contido nos meios de comunicação em massa é determinante para a análise da atual conjuntura política, principalmente em relação às novas tecnologias: diferentemente da televisão e do rádio, que por muitos anos foram os principais veículos de informação, o Twitter, Facebook e outras ferramentas similares, permitiram o diálogo direto entre representantes e representados. Esse ensaio tem como objetivo analisar a relação entre o uso das plataformas digitais, especificamente o Twitter, e o seu impacto na decisão de voto durante as eleições brasileiras, bem como na influência do comportamento político. Para tal estudo, serão analisadas a qualidade de publicações realizadas, o comportamento virtual e o nível de popularidade dos políticos no período das campanhas eleitorais, realizando uma comparação entre os candidatos à nível nacional e internacional.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-11-10T21:42:24Z No. of bitstreams: 1 2019_MayanMatosSantana_tcc.pdf: 612595 bytes, checksum: d815198f8a6a44db063ea7bb46986c13 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-05-03T14:03:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MayanMatosSantana_tcc.pdf: 612595 bytes, checksum: d815198f8a6a44db063ea7bb46986c13 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-03T14:03:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MayanMatosSantana_tcc.pdf: 612595 bytes, checksum: d815198f8a6a44db063ea7bb46986c13 (MD5)The wide access to technology and virtual tools has enabled a new communication dynamic in the most diverse spheres of society, especially regarding behavioral influence and information propagation. As a result of these major transformations, Brazil witnessed the impact of social media since 2010 elections as narrative features of electoral campaigns, from the interaction of candidates with the electorate to the spread of fake news and the virtual journey in search of votes. Understanding the power of influence contained in the mass media is crucial for the analysis of the current political conjuncture, especially in relation to new technologies: unlike television and radio, which for many years were the main vehicles of information, Twitter, Facebook and other similar tools, allowed direct dialogue between representatives and represented. This essay aims to analyze the relationship between the use of digital platforms, specifically Twitter, and their impact on voting decisions during the brazilian elections, as well as on the influence of political behavior. For such study, the quality of publications, the virtual behavior and the level of popularity of politicians in the period of the election campaigns will be analyzed, making a comparison between the candidates at national and international level.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociais on-lineRedes sociais on-line - comportamento de usuáriosEleiçõesEleitores - comportamentoCampanha eleitoralFake newsMídia socialTwitter (Rede social on-line)Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-03T14:03:19Z2021-05-03T14:03:19Z2019porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27397/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MayanMatosSantana_tcc.pdf2019_MayanMatosSantana_tcc.pdfapplication/pdf612595http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27397/1/2019_MayanMatosSantana_tcc.pdfd815198f8a6a44db063ea7bb46986c13MD5110483/273972021-05-03 11:03:20.009oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-03T14:03:20Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
title Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
spellingShingle Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
Santana, Mayan Matos
Redes sociais on-line
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Eleições
Eleitores - comportamento
Campanha eleitoral
Fake news
Mídia social
Twitter (Rede social on-line)
title_short Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
title_full Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
title_fullStr Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
title_full_unstemmed Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
title_sort Campanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política
author Santana, Mayan Matos
author_facet Santana, Mayan Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Mayan Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irachande, Aninho Mucundramo
contributor_str_mv Irachande, Aninho Mucundramo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais on-line
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Eleições
Eleitores - comportamento
Campanha eleitoral
Fake news
Mídia social
Twitter (Rede social on-line)
topic Redes sociais on-line
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Eleições
Eleitores - comportamento
Campanha eleitoral
Fake news
Mídia social
Twitter (Rede social on-line)
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-03T14:03:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-03T14:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Mayan Matos. Campanhas eleitorais: uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política. 2019. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27397
identifier_str_mv SANTANA, Mayan Matos. Campanhas eleitorais: uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política. 2019. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27397/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27397/1/2019_MayanMatosSantana_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d815198f8a6a44db063ea7bb46986c13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1824051151281061888