A contribuição da psicomotricidade em crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Clécia Machado Cerqueira de Afetal
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9528
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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spelling Sousa, Clécia Machado Cerqueira de AfetalSantos, Janaína de Araújo TeixeiraSOUSA, Clécia Machado Cerqueira de Afetal. A contribuição da psicomotricidade em crianças com Síndrome de Down. 2014. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9528Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.A síndrome de Down é uma anormalidade genética e ocasiona diversas alterações físicas e biológicas que acarretam um atraso no desenvolvimento motor do indivíduo. Os fatores limitantes do quadro sindrômico implicam na restrição de alguns aspectos do desenvolvimento motor e interacional, os quais refletem no esquema corporal do sujeito e na esfera proprioceptiva, sendo, portanto, fator de intervenção profissional no âmbito da estimulação educativa. Diante desse contexto o objetivo dessa pesquisa foi analisar o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em indivíduos com síndrome de Down através da habilidade do correr e do chutar. Utilizei a pesquisa descritiva qualitativa do tipo revisão bibliográfica e desse modo constatou-se que os aspectos que favorecem o desenvolvimento motor e as necessidades e limitações dos portadores de síndrome de Down podem ser trabalhados através das características inerentes da prática da atividade física. Verificou-se que diversos autores apontam que a Educação Física, instiga a execução dos mais variados movimentos e ainda, o trabalho de repetição o que favorece a autocorreção e uma maior fixação da aprendizagem do movimento. Com ampliação da exploração e opções de movimentos a pessoa com síndrome de Down torna-se apta a reconhecer seu espaço, ritmo, direções e a reconhecer as partes do seu corpo configurando seu corpo no espaço pela estruturação de atividades físicas estimulada. Concluí-se que a pratica de atividades físicas pode-se focar o trabalho em grupo, a expressão corporal e a exploração dos mais variados movimentos, além de contar com elementos como o lúdico, jogos e brincadeiras e o ritmo, os quais favorecem a ludicidade da intervenção e ao mesmo tempo, agucem o seu domínio psicomotor.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2015-01-30T10:54:39Z No. of bitstreams: 1 2014_CleciaMachadoCerqueira.pdf: 551844 bytes, checksum: c7c71f774e789cc0b85b6a04e54b0da7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-01-30T10:55:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CleciaMachadoCerqueira.pdf: 551844 bytes, checksum: c7c71f774e789cc0b85b6a04e54b0da7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-30T10:55:11Z (GMT). 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