Análise do processo de implantação do plano de cuidado : sistematização da experiência a partir dos Estágios Curriculares em Saúde Coletiva na Região de Saúde Leste do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pryscila Gabrig
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21271
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2018.
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Ao trazer elementos facilitadores e limitantes ao cuidado coordenado, o estudo pretende contribuir com tomada de decisões e desenvolvimento de práticas de saúde que reduzam a fragmentação do cuidado e atendam às necessidades de saúde da população. Objetivou-se sistematizar a experiência do Estágio no AAE priorizando a implantação do Plano de Cuidado, instrumento de trabalho coletivo da equipe. Os procedimentos metodológicos foram análise observacional e documental, a partir de uma abordagem qualitativa utilizando os seguintes eixos de análise: apoio institucional, acesso ao AAE na Rede de Atenção à Saúde (RAS), instrumento de trabalho – Plano de Cuidado, trabalho em equipe, apoio matricial e articulação da RAS com outras redes. A integração das RASs é um desafio o para Atenção Primária à Saúde e o AAE. A fragmentação do serviço é confrontada com dispositivos de coordenação assistencial. Ao conhecer o território, as necessidades da população, os processos de trabalho, seus fluxos, desafios e potencialidades, podem ser desenvolvidos mecanismos de articulação e continuidade do cuidado. Dessa forma, a rede é fortalecida e estruturada. Algumas orientações ao AAE: continuidade de ações de Educação Permanente e apoio matricial; incentivo de produções e sistematizações das instituições de saúde e a utilização dessas trocas de experiências; construção de protocolos clínicos de Atenção Especializada; estabelecimento de parcerias e adaptação de ações e práticas às necessidades da população; adequação da linguagem técnica de saúde; favorecer a consolidação o campo de atuação do sanitarista no sistema de saúde; e pactuar parcerias de ensino-serviço para assistência integral à saúde da população.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-01-28T13:40:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_PryscilaGabrigFerreira_tcc.pdf: 4364630 bytes, checksum: 8a61b95ff05aafbf709addb917a944f8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-01-28T13:41:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_PryscilaGabrigFerreira_tcc.pdf: 4364630 bytes, checksum: 8a61b95ff05aafbf709addb917a944f8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-28T13:41:35Z (GMT). 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