Aprendizagem de crianças frente às diferentes estruturas familiares na visão de professores de crianças de 4 a 6 anos
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
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Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
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Sousa, Bárbara Royce Teles deCerqueira, Teresa Cristina SiqueiraSOUSA, Bárbara Royce Teles de. Aprendizagem de crianças frente às diferentes estruturas familiares na visão de professores de crianças de 4 a 6 anos. 2013. x, 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7378Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.O tema investigado na presente pesquisa versa sobre a aprendizagem de crianças frente às diferentes estruturas familiares na visão de professores de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal que ministram aulas para crianças com idade entre 4 a 6 anos. Essa idade foi estipulada pelo fato das crianças estarem em momento de transição entre o ambiente familiar e o ambiente escolar, sendo importante um trabalho em conjunto nesse momento. A pesquisa foi realizada numa escola situada na cidade de Planaltina no Distrito Federal e teve como objetivo investigar a relação família e escola a partir das estruturas familiares em função do processo de aprendizagem da criança, bem como identificar as estruturas familiares presentes nas crianças, a relação com o cotidiano escolar das famílias com a escola e por fim perceber as estruturas que apresentam alunos com mais facilidade e mais dificuldade no processo de aprendizagem. Leva-se em conta que a pesquisa foi realizada em novembro, desse modo, infere-se que os professores já possuíam conhecimento acerca de sua turma, além de envolvimento com eles. Percebendo as mudanças ocorridas ao longo da história em relação às formas como as famílias foram se reestruturando e se reorganizando evidencia-se que essas mudanças recaíram no envolvimento da família com escola. Para obtenção dos dados, a pesquisa consistiu em um questionário aplicado a dez professores. Os resultados apontam que apesar da existência de várias estruturas familiares a família nuclear é predominante sobre as demais estruturas, a mesma é vista como a que apresenta maior valor quantitativo de alunos que apresentam facilidade no processo de aprendizagem, visto que os professores apontaram quantidades de alunos com facilidade e dificuldade no processo de aprendizagem. A estrutura que segue no bom resultado de alunos com facilidade no processo de aprendizagem são as constituídas por pais ou mães solteiros (as). Aos pais divorciados poucos são os dados positivos e benéficos à criança, em sua maioria apresentam-se distantes do contexto escolar e poucos são os alunos que apresentam facilidade no processo de aprendizagem. As crianças cuja estrutura familiar é casal homossexual praticamente não foram gerados dados como as demais estruturas, os dados levantados foram obtidos por conversa informal com apenas uma professora, sendo a única que identificou essa estrutura entre as dez entrevistadas. As crianças que são criadas por outros membros da família são a segunda mais identificada na escola, em contrapartida os dados da pesquisa as apontam pouco presente no cotidiano escolar da criança e revela-se com maior discrepância entre alunos com facilidade e dificuldade no processo de aprendizagem. Conclui-se dessa maneira que apesar de muitas mudanças no decorrer da história e da formação estrutural da família, a família nuclear é a que apresenta uma base para a criança, seguida pelos pais solteiros, somente essas duas estruturas apresentaram indícios positivos que sobressaíram sobre os negativos para a aprendizagem das crianças, as demais apontaram resultados negativos que sobressaiam aos positivos no processo de aprendizagem e na relação família e escola em prol da criança. Como colocado pelos professores, a estrutura familiar da criança sinaliza para apontar que ocorre uma correlação com o processo de ensino e aprendizagem, essa precisa ter solidez na base estrutural para promover à criança uma situação benéfica no processo de aprendizagem, junto com essa solidez um aparato afetivo entre os membros. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe issue investigated in this research deals with the learning of children across the different family structures in the view of teachers, performed with teachers from a school in the public schools of the Federal District that teach children aged 4-6 years. This age was stipulated by the fact that children are at a moment of transition between the family environment and school environment, being important to work together at that time. The survey was conducted on a school in Planaltina, a city in the Federal District and aimed to investigate the relationship between family and school from the family due to the child's learning process, to identify family structures found in children as well as the relationship with the school routine of families with school and finally realize the structures that show students with more ease and more difficulty in the learning process. Considering that the survey was conducted in November, it appears that teachers already had knowledge of their students, and involvement with them. Realizing the changes throughout history in relation to the ways families have been restructuring and reorganizing it is evident that these changes were related to family involvement with the school. To obtain the data, the survey consisted of a questionnaire administered to ten teachers. The results show that despite the existence of various family structures, nuclear family is predominant over other structures, it is seen as the one with the greatest quantitative value of students having ease in the learning process. The structure follows the success of students with ease in the learning process are formed by single parents. The few divorced parents are positive and beneficial to the child data, mostly present themselves distant from the school context and there are few students who have facility in the learning process. Children whose family structure is a homosexual couple, virtually were not generated data as other structures, the data collected were obtained by informal conversation with one teacher, and the only one identified this structure among the ten interviewed . Children who are raised by other family members are the second most identified in school, however the survey data show little present in the everyday school life of the child and reveals greater discrepancy between students with ease and difficulty in the learning process. It concludes that, in this way, despite of the many changes throughout history and the structural formation of the family, the nuclear family is the basis for having a child, followed by single parents, only these two structures showed positive signs that stood on the negative effects on children's learning, the others showed negative to positive, which protrude into the learning process and in family and school relationships in favor of the child. As stated by teachers, family structure of the child is related to the process of teaching and learning, this has to have strength in the structural basis for promoting the child a beneficial situation in the learning process.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-04-24T14:28:49Z No. of bitstreams: 1 2013_BarbaraRoyceTelesdeSousa.pdf: 609548 bytes, checksum: 762f73a25a5c762fa2023399ade1e7a9 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-25T01:32:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_BarbaraRoyceTelesdeSousa.pdf: 609548 bytes, checksum: 762f73a25a5c762fa2023399ade1e7a9 (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-25T01:32:06Z (GMT). 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