Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varella, Roberto Aliandro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/6890
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2013.
id UNB-2_e4cd9556cb1957362a9f6013c701266e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/6890
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Varella, Roberto AliandroGessini, PaoloSilva, Rafael MorgadoVARELLA, Roberto Aliandro. Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva: aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6890Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2013.A corrente iônica é uma corrente elétrica gerada pelo fluxo de íons. Este fluxo pode ser o resultado tanto de efeitos hidrodinâmicos quanto de campos elétricos e magnéticos. No caso de um motor de combustão interna, há a formação de íons quando a mistura de ar e combustível entra em combustão, pois a temperatura elevada transforma o gás da câmara de combustão em um plasma. A vela de ignição é um dispositivo elétrico que tem a função de inflamar a mistura comprimida de ar/combustível por meio de um feixe plasmático, também chamado de centelha elétrica. Esse feixe plasmático é gerado através de uma tensão elétrica criada por uma bobina que passa pelo corpo da vela de ignição. Devido a propriedades de continuidade de circulação da corrente elétrica nos circuitos indutivos, se solta a centelha, provocando a explosão da mistura dentro do cilindro do motor. Essa centelha é uma passagem de corrente elétrica entre os eletrodos, sendo eles de materiais diferentes. Após a centelha, o gás no interior da câmara de combustão se transforma em um plasma, que possui menor resistência à passagem da corrente elétrica. As propriedades do plasma, como pressão e temperatura, influenciam sua resistência elétrica. Sendo assim, ao se medir esta resistência é possível inferir as propriedades do plasma. A principal ideia desse trabalho é utilizar a vela de ignição de um motor de combustão interna como um sensor da resistividade do plasma na câmara de combustão. Para isto, após a centelha, submetem-se os eletrodos da vela a uma pequena diferença de potencial, formando uma corrente iônica entre os eletrodos da vela, cuja intensidade depende fortemente das propriedades do plasma na câmara de combustão. Assim, pretende-se entender melhor alguns fenômenos e dados do funcionamento do motor de combustão interna, como a detonação, definição da fase de ignição, captação da razão volumétrica e estequiométrica da mistura, e outros. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThe ionic current is an electric current generated by the flow of ions. This flux flow may be a result of hydrodynamic effects as both of electric and magnetic fields. In the case of an internal combustion engine, there is the formation of ions when the air-fuel mixture combusts, because the higher temperature transform the gas from the combustion chamber into a plasma. The spark plug is an electrical device which has the function of igniting the compressed mixture of air / fuel through a plasma beam, also called electric spark. This plasma beam is generated by an electric voltage, created by a coil, which passes through the body of the spark plug. Due to the properties of continuous electric current flow in inductive circuits, the spark is released, causing the explosion of the mixture within the engine cylinder. This spark is a passage of electrical current between the electrodes, made from different materials. After the spark, the gas inside the combustion chamber becomes plasma, which has lower resistance to the passage of electric current. The properties of plasma, such as pressure and temperature, affect its electrical resistance. Therefore, when measuring this resistance is possible to infer the properties of the plasma. The main idea of this work is to use the spark plug of an internal combustion engine as a sensor of the plasma resistivity in the combustion chamber. For this, after the spark, undergo the electrodes of the spark plug to a small potential difference, forming an ionic current between the electrodes of the spark plug, whose intensity depends strongly on the properties of the plasma in the combustion chamber. Thus, it is intended to better understand some phenomena data and the operation of the internal combustion engine, such as knock, definition of the ignition phase, capture of the volumetric ratio and stoichiometric ratio of the mixture, and others.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-01-20T14:19:47Z No. of bitstreams: 1 2013_RobertoAliandroVarella.pdf: 3084691 bytes, checksum: 1c9009f0d68ffc182c1aed59703f0eb2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2014-01-23T13:29:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_RobertoAliandroVarella.pdf: 3084691 bytes, checksum: 1c9009f0d68ffc182c1aed59703f0eb2 (MD5)Made available in DSpace on 2014-01-23T13:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_RobertoAliandroVarella.pdf: 3084691 bytes, checksum: 1c9009f0d68ffc182c1aed59703f0eb2 (MD5)Motores de combustão internaEngenharia automotivaCorrente elétricaAplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-01-23T13:29:28Z2014-01-23T13:29:28Z2014-01-23T13:29:28Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_RobertoAliandroVarella.pdf2013_RobertoAliandroVarella.pdfapplication/pdf3084691http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/1/2013_RobertoAliandroVarella.pdf1c9009f0d68ffc182c1aed59703f0eb2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/5/license.txt494cc667a0de6603b0ef96e0f3122f65MD5510483/68902015-09-02 16:36:36.039oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-09-02T19:36:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
title Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
spellingShingle Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
Varella, Roberto Aliandro
Motores de combustão interna
Engenharia automotiva
Corrente elétrica
title_short Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
title_full Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
title_fullStr Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
title_full_unstemmed Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
title_sort Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva : aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna
author Varella, Roberto Aliandro
author_facet Varella, Roberto Aliandro
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Gessini, Paolo
dc.contributor.author.fl_str_mv Varella, Roberto Aliandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rafael Morgado
contributor_str_mv Silva, Rafael Morgado
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Motores de combustão interna
Engenharia automotiva
Corrente elétrica
topic Motores de combustão interna
Engenharia automotiva
Corrente elétrica
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-23T13:29:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-23T13:29:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-23T13:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARELLA, Roberto Aliandro. Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva: aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/6890
identifier_str_mv VARELLA, Roberto Aliandro. Aplicação de física de plasma em engenharia automotiva: aquisição e análise sensorial da corrente iônica em motores de combustão interna. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/6890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/1/2013_RobertoAliandroVarella.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6890/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9009f0d68ffc182c1aed59703f0eb2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
494cc667a0de6603b0ef96e0f3122f65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492926451154944