Projeto e construção de um dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter Júnior, Paulo Germano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19743
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
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spelling Fetter Júnior, Paulo GermanoNunes, Maria Alzira de AraújoFETTER JÚNIOR, Paulo Germano. Projeto e construção de um dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento. 2017. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19743Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.Com o aumento da concentração humana em cidades e consequente aumento no número de industrias, veículos, aviões e estabelecimentos comerciais, o ruído tem se tornado fonte de preocupação. Dentre as fontes de ruído nas cidades, o ruído decorrente do tráfego veicular é o maior causador de poluição sonora nestas. Em um veículo, o ruído pneu-pavimento é uma das fontes que mais contribui para o ruído total. Dessa forma, o ruído pneu-pavimento deve ser estudado. Bancadas em escala reduzida são utilizadas em universidades de todo o mundo, e tem se mostrado bastante úteis no âmbito didático e de pesquisa. Este trabalho apresenta as etapas de concepção e projeto de um dispositivo em escala reduzida para teste de ruído pneu-pavimento. O dispositivo contará com uma roda e pneu em escala reduzida, que circularão por uma pista, movidos por um motor elétrico acoplado a uma caixa de redução. Essa bancada será capaz de simular o contato pneu-pavimento de modo que se permita estudar e caracterizar o ruído gerado. Será possível variar o tipo de pavimento, o ângulo de cambagem e de convergência da roda, a carga sobre o pneu e a pressão do pneu, de modo a estudar o reflexo dessas variações no ruído gerado. A bancada proposta será produzida e alocada em laboratório na faculdade UnB Gama.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-26T19:19:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_PauloGermanoFetterJunior_tcc.pdf: 5882470 bytes, checksum: b5c126b5b6b466d87830a7f995c2abef (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-27T11:21:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_PauloGermanoFetterJunior_tcc.pdf: 5882470 bytes, checksum: b5c126b5b6b466d87830a7f995c2abef (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-27T11:21:00Z (GMT). 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The device will have a reduced-scale wheel and tire, which will run on a track, moved by an electric motor coupled to a reduction box. This dispositive will be able to simulate the tire-pavement contact so that it is possible to study and characterize the generated noise. It will be possible to vary the pavement type, the wheel camber and convergence angles, the load on the tire and the tire pressure, in order to study the reflection of these variations in the generated noise. The proposed dispositive will be produced and allocated in laboratory at UnB Gama faculty.Poluição sonoraBancada didática experimentalAutomóveis - ruídoProjeto e construção de um dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-27T11:21:00Z2018-03-27T11:21:00Z2017-11-20info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_PauloGermanoFetterJunior_tcc.pdf2017_PauloGermanoFetterJunior_tcc.pdfapplication/pdf5882470http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19743/1/2017_PauloGermanoFetterJunior_tcc.pdfb5c126b5b6b466d87830a7f995c2abefMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19743/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19743/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19743/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19743/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/197432019-11-05 10:10:40.095oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-11-05T12:10:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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