A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6496 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
id |
UNB-2_e607227e25c360721066595c6fb9382e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6496 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Sousa, Erenilza Carvalho da SilvaSantos, Moisés Alves dosSOUSA, Erenilza Carvalho da Silva. A arte moderna de Tarsila do Amaral: um olhar sobre duas de suas principais obras: Abaporu e Operários. 2013. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6496Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.A Semana de Arte Moderna surge como oposição às formas clássicas de arte até então predominante no Brasil, com o objetivo de romper com padrões antigos. E é baseado nos acontecimentos da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como na apresentação de alguns artistas participantes do evento, com destaque para Tarsila do Amaral que foi peça chave no movimento modernista sendo uma de suas fundadoras, deixando obras de grande valor cultural, como Abaporu e Operários, que este trabalho será desenvolvido. ________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Week of Modern Art emerges as opposed to classical forms of art hitherto predominant in Brazil, aiming to break old patterns. It is based on the events of Modern Art Week 1922 as well as the presentation of some of the artists participating in the event, highlighting Tarsila do Amaral who was a key in the modernist movement and one of its founders, leaving works of great cultural value, as Abaporu and Workers, this work will be developed.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-11-04T22:39:17Z No. of bitstreams: 1 2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf: 793243 bytes, checksum: 04daa8b2ffda5d8caaffb30dab154936 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-11-05T13:41:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf: 793243 bytes, checksum: 04daa8b2ffda5d8caaffb30dab154936 (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-05T13:41:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf: 793243 bytes, checksum: 04daa8b2ffda5d8caaffb30dab154936 (MD5)Modernismo (Arte)Amaral, Tarsila do, 1886-1973Semana de Arte Moderna (1922: São Paulo, Brasil)A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e OperáriosModern art Tarsila do Amaral : a look at two of his major works : Abaporu and Workersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-11-05T13:41:31Z2013-11-05T13:41:31Z2013-11-05T13:41:31Z2013-07-15info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdfapplication/pdf793243http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/1/2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf04daa8b2ffda5d8caaffb30dab154936MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/5/license.txtf6db6b7eb758d5934b533719fd0dd644MD5510483/64962013-11-05 11:41:31.98oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-11-05T13:41:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Modern art Tarsila do Amaral : a look at two of his major works : Abaporu and Workers |
title |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
spellingShingle |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários Sousa, Erenilza Carvalho da Silva Modernismo (Arte) Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Semana de Arte Moderna (1922: São Paulo, Brasil) |
title_short |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
title_full |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
title_fullStr |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
title_full_unstemmed |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
title_sort |
A arte moderna de Tarsila do Amaral : um olhar sobre duas de suas principais obras : Abaporu e Operários |
author |
Sousa, Erenilza Carvalho da Silva |
author_facet |
Sousa, Erenilza Carvalho da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Erenilza Carvalho da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Moisés Alves dos |
contributor_str_mv |
Santos, Moisés Alves dos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Modernismo (Arte) Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Semana de Arte Moderna (1922: São Paulo, Brasil) |
topic |
Modernismo (Arte) Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Semana de Arte Moderna (1922: São Paulo, Brasil) |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-05T13:41:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-05T13:41:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-05T13:41:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Erenilza Carvalho da Silva. A arte moderna de Tarsila do Amaral: um olhar sobre duas de suas principais obras: Abaporu e Operários. 2013. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6496 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Erenilza Carvalho da Silva. A arte moderna de Tarsila do Amaral: um olhar sobre duas de suas principais obras: Abaporu e Operários. 2013. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/1/2013_ErenilzaCarvalhoDaSilvaSousa.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6496/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04daa8b2ffda5d8caaffb30dab154936 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a f6db6b7eb758d5934b533719fd0dd644 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492923362050048 |