A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neto, João Batista de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28178
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
id UNB-2_e6e7148bebd1b98ec6b54bfd80c20820
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28178
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira Neto, João Batista dePacheco, Sulian VieiraOLIVEIRA NETO, João Batista de. A palavra na construção de sentido em cena: a montagem audiovisual de Gatx. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28178Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.Muitos estudantes de teatro e mesmo atores e atrizes profissionais acreditam que trabalhar a voz e a palavra em cena se resume a manter uma boa dicção e a saber projetar a voz até a última fileira do teatro. Mas, na verdade, a produção da voz e, consequentemente, das palavras para construir sentido em cena não se restringe a isso. A partir do contato com o mundo da dublagem, o interesse deste autor pelo tema da palavra em cena foi intensamente despertado e buscou-se refletir sobre como as palavras geram sentidos em cena. Portanto, o presente trabalho discute como atores e atrizes em geral podem trabalhar a palavra para produzir sentidos em cena para além daqueles dois aspectos citados. Para fazer um estudo mais específico, o presente trabalho também considera a montagem final da turma de Diplomação Teatral de 2020 do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Busca-se considerar como, na montagem, este autor se relacionou com as palavras na cena e quais aprendizados podem ser aproveitados deste trabalho. Por fim, o presente trabalho observa ainda a diferença entre falar no teatro e falar em um projeto audiovisual, como no filme Gatx, produzido em contexto da pandemia de COVID-19.Submitted by Ana Beatriz Marques Silva (anabeatriz.marques24@gmail.com) on 2021-08-09T18:40:56Z No. of bitstreams: 1 2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf: 334993 bytes, checksum: 22f32d811474eb597ca7757103ff551f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-08-16T18:49:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf: 334993 bytes, checksum: 22f32d811474eb597ca7757103ff551f (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-16T18:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf: 334993 bytes, checksum: 22f32d811474eb597ca7757103ff551f (MD5)Many theater students and even professional actors and actresses believe that work the voice and the word on the performance is only maintaining a good diction and knowing how to project the voice to the last row of the theater. But, in fact, the production of the voice and, consequently, the words to make sense on the scene is not restricted to this. From the contact with the dubbing world, the author's interest in the theme of the word on the performance was intensely aroused and tried to reflect on how words generate meaning. Therefore, the present work discusses how actors and actresses in general may work on the word to produce meaning on the scene beyond those two aspects mentioned. In order to make a more specific study, the present work also considers the final performance of the 2020’s Acting from the Performing Arts course at the University of Brasilia. It seeks to consider how, in the presentation, this author was related with the words in the scene and what lessons can be learned from this work. Finally, the present work also observes the difference between speaking in the theater and speaking in an audiovisual project, as in the film Gatx, produced in the context of the COVID-19 pandemic.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTeatroAudiovisualVozInterpretação teatralA palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-16T18:49:28Z2021-08-16T18:49:28Z2021porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28178/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdfapplication/pdf334993http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28178/1/2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf22f32d811474eb597ca7757103ff551fMD5110483/281782021-08-16 15:49:28.988oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-16T18:49:28Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
title A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
spellingShingle A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
Oliveira Neto, João Batista de
Teatro
Audiovisual
Voz
Interpretação teatral
title_short A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
title_full A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
title_fullStr A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
title_full_unstemmed A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
title_sort A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
author Oliveira Neto, João Batista de
author_facet Oliveira Neto, João Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, João Batista de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Sulian Vieira
contributor_str_mv Pacheco, Sulian Vieira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teatro
Audiovisual
Voz
Interpretação teatral
topic Teatro
Audiovisual
Voz
Interpretação teatral
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-16T18:49:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-16T18:49:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, João Batista de. A palavra na construção de sentido em cena: a montagem audiovisual de Gatx. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28178
identifier_str_mv OLIVEIRA NETO, João Batista de. A palavra na construção de sentido em cena: a montagem audiovisual de Gatx. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28178/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28178/1/2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
22f32d811474eb597ca7757103ff551f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493154341322752