David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12539 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015. |
id |
UNB-2_e8a0b370009f13fd1d95660c3a8a64af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12539 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Seixas, Tainá de Mesquita SigmaringaSilva, Gustavo de Castro eSEIXAS,Tainá de Mesquita Sigmaringa. David Bowie e a pós-modernidade: análise de uma cultura de rupturas. 2015. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12539Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.A sociedade vivencia uma mudança de sensibilidade que vem se instaurando há algumas décadas. Este trabalho consiste na análise de quatro videoclipes do artista britânico David Bowie a partir da compreensão da pós-modernidade, cuja natureza fluida e efêmera se reflete nas interações humanas, nas instituições, nas estruturas sociais e na cultura. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho compõe-se de análise comparativa acerca de conceitos de pós-modernidade, identidade cultural e cultura de massas e, posteriormente, estudo de excerto da obra do cantor David Bowie, cujo recorte foi os anos 70, a partir de estéticas Camp e andróginas, com averiguação de elementos pós-modernos em sua produção. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTSociety experiences a change of sensibility that has been befalling since the late 60s. This work constitutes an analysis of the first four David Bowie videos from the understanding of post-modernity, its fluid and ephemeral nature that reflects in human interactions, institutions, social structures and culture. The adopted methodology consists in a comparative analysis of concepts of postmodernism, cultural identity and mass culture, therefore applying such concepts to Bowie’s production in the 70’s, using Camp and androgynous aesthetics to explore post-modern elements in his work.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-17T18:23:27Z No. of bitstreams: 1 2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdf: 123349798 bytes, checksum: d2f3bb5869644d3c69dff417d006f736 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-21T20:39:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdf: 123349798 bytes, checksum: d2f3bb5869644d3c69dff417d006f736 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-21T20:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdf: 123349798 bytes, checksum: d2f3bb5869644d3c69dff417d006f736 (MD5)Bowie, David, 1947-2016Estética CampDavid Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-21T20:39:15Z2016-03-21T20:39:15Z2016-03-21T20:39:15Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdf2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdfapplication/pdf123349798http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/1/2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdfd2f3bb5869644d3c69dff417d006f736MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/5/license.txt1b76830f7d1f125b9d0affb75d4f53b0MD5510483/125392018-01-25 14:17:47.425oai:bdm.unb.br:10483/12539TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJ1dGhsZWEgTmFzY2ltZW50byAocnV0aGxlYS5uYXNjaW1lbnRvQGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxNi0wMi0xN1QxODoyMzoyN1ogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-25T16:17:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
title |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
spellingShingle |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas Seixas, Tainá de Mesquita Sigmaringa Bowie, David, 1947-2016 Estética Camp |
title_short |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
title_full |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
title_fullStr |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
title_full_unstemmed |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
title_sort |
David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
author |
Seixas, Tainá de Mesquita Sigmaringa |
author_facet |
Seixas, Tainá de Mesquita Sigmaringa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Tainá de Mesquita Sigmaringa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Gustavo de Castro e |
contributor_str_mv |
Silva, Gustavo de Castro e |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Bowie, David, 1947-2016 Estética Camp |
topic |
Bowie, David, 1947-2016 Estética Camp |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-21T20:39:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-21T20:39:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-21T20:39:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEIXAS,Tainá de Mesquita Sigmaringa. David Bowie e a pós-modernidade: análise de uma cultura de rupturas. 2015. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12539 |
identifier_str_mv |
SEIXAS,Tainá de Mesquita Sigmaringa. David Bowie e a pós-modernidade: análise de uma cultura de rupturas. 2015. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/1/2015_TainadeMesquitaSigmaringaSeixas.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12539/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2f3bb5869644d3c69dff417d006f736 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 1b76830f7d1f125b9d0affb75d4f53b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492983533535232 |