Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bênia, André Vieira Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12681
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_ea9171f9e2a5a8a0ccfeaa354b65701f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12681
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Bênia, André Vieira PaulaAbreu, Alexandre Maduro deBÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/12681Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Com a mudança no cenário mundial atual, surgiu uma maior interação entre o mundo dos negócios e o esporte. Neste contexto, o termo Marketing Esportivo ganhou notoriedade e interesse de estudos. Não apenas em âmbito mundial o futebol se encontra na primeira posição entre os esportes. No Brasil, há anos, este esporte é o mais praticado e acompanhado pela população brasileira. O objetivo deste estudo é: identificar e analisar os atributos que levam o torcedor do S.C. Internacional a se associar ao clube. Para auxiliar nesta resposta, foram levantadas informações a respeito de Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Torcedor Esportivo e Atributos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa junto aos torcedores do Sport Club Internacional para determinar fatores determinantes na tomada de decisão sobre a adesão ao Programa de Sócio Torcedor do clube. Resultados indicam que atributos relacionados a infraestrutura do clube e a qualidade do evento oferecido são determinantes para a fidelização do torcedor, seguidos por atributos importantes, como autoimagem do indivíduo e sua socialização com outros torcedores, alem da atributos ligados à gestão do clube. Ao final do estudo concluiu-se que os fatores Preços e Descontos, além de Resultados e Produtos não ficaram à frente de dos demais, corroborando com a teoria abordada, que indica a paixão como principal característica deste tipo de torcedor, acima da razão. Com base nos dados e resultados obtidos, conclui-se que o trabalho teve seus objetivos alcançados, sendo possível identificar os atributos determinantes para a fidelização do torcedor.Submitted by Marianna Souza (mariannasouza@bce.unb.br) on 2016-03-07T18:47:00Z No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-29T17:15:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-29T17:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Marketing esportivoComportamento do consumidorSport Club InternacionalAtributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-29T17:15:27Z2016-03-29T17:15:27Z2016-03-29T17:15:27Z2016-02-19info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1851http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/5/license.txt635e48c720ac9604de914a1b02080ee0MD55ORIGINAL2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdfapplication/pdf20845155http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/6/2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf54efc6bac39e3b639cb98fc1935d09ccMD5610483/126812016-03-31 13:43:51.776oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-31T16:43:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
title Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
spellingShingle Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
Bênia, André Vieira Paula
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Sport Club Internacional
title_short Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
title_full Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
title_fullStr Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
title_full_unstemmed Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
title_sort Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
author Bênia, André Vieira Paula
author_facet Bênia, André Vieira Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bênia, André Vieira Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Alexandre Maduro de
contributor_str_mv Abreu, Alexandre Maduro de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Sport Club Internacional
topic Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Sport Club Internacional
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-29T17:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-29T17:15:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-29T17:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12681
identifier_str_mv BÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/6/2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
635e48c720ac9604de914a1b02080ee0
54efc6bac39e3b639cb98fc1935d09cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492986702331904