Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12681 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_ea9171f9e2a5a8a0ccfeaa354b65701f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12681 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bênia, André Vieira PaulaAbreu, Alexandre Maduro deBÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/12681Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Com a mudança no cenário mundial atual, surgiu uma maior interação entre o mundo dos negócios e o esporte. Neste contexto, o termo Marketing Esportivo ganhou notoriedade e interesse de estudos. Não apenas em âmbito mundial o futebol se encontra na primeira posição entre os esportes. No Brasil, há anos, este esporte é o mais praticado e acompanhado pela população brasileira. O objetivo deste estudo é: identificar e analisar os atributos que levam o torcedor do S.C. Internacional a se associar ao clube. Para auxiliar nesta resposta, foram levantadas informações a respeito de Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Torcedor Esportivo e Atributos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa junto aos torcedores do Sport Club Internacional para determinar fatores determinantes na tomada de decisão sobre a adesão ao Programa de Sócio Torcedor do clube. Resultados indicam que atributos relacionados a infraestrutura do clube e a qualidade do evento oferecido são determinantes para a fidelização do torcedor, seguidos por atributos importantes, como autoimagem do indivíduo e sua socialização com outros torcedores, alem da atributos ligados à gestão do clube. Ao final do estudo concluiu-se que os fatores Preços e Descontos, além de Resultados e Produtos não ficaram à frente de dos demais, corroborando com a teoria abordada, que indica a paixão como principal característica deste tipo de torcedor, acima da razão. Com base nos dados e resultados obtidos, conclui-se que o trabalho teve seus objetivos alcançados, sendo possível identificar os atributos determinantes para a fidelização do torcedor.Submitted by Marianna Souza (mariannasouza@bce.unb.br) on 2016-03-07T18:47:00Z No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-29T17:15:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-29T17:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf: 20841318 bytes, checksum: e3c8b9ce9cfe407d6439bb143984f24a (MD5)Marketing esportivoComportamento do consumidorSport Club InternacionalAtributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-29T17:15:27Z2016-03-29T17:15:27Z2016-03-29T17:15:27Z2016-02-19info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1851http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/5/license.txt635e48c720ac9604de914a1b02080ee0MD55ORIGINAL2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdfapplication/pdf20845155http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/6/2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf54efc6bac39e3b639cb98fc1935d09ccMD5610483/126812016-03-31 13:43:51.776oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-31T16:43:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
title |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
spellingShingle |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional Bênia, André Vieira Paula Marketing esportivo Comportamento do consumidor Sport Club Internacional |
title_short |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
title_full |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
title_fullStr |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
title_full_unstemmed |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
title_sort |
Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional |
author |
Bênia, André Vieira Paula |
author_facet |
Bênia, André Vieira Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bênia, André Vieira Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Alexandre Maduro de |
contributor_str_mv |
Abreu, Alexandre Maduro de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marketing esportivo Comportamento do consumidor Sport Club Internacional |
topic |
Marketing esportivo Comportamento do consumidor Sport Club Internacional |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-29T17:15:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-29T17:15:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-29T17:15:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12681 |
identifier_str_mv |
BÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12681/6/2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 635e48c720ac9604de914a1b02080ee0 54efc6bac39e3b639cb98fc1935d09cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492986702331904 |