A arte azulejar de Athos Bulcão como patrimônio cultural de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vitor João Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22330
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22330
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás – GO.
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spelling Alves, Vitor João RamosGomes, Ana Lúcia de AbreuALVES, Vitor João Ramos. A arte azulejar de Athos Bulcão como patrimônio cultural de Brasília. 2018. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22330http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22330Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás – GO.Nascido no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, Athos Bulcão foi pintor, escultor, desenhista e um dos artistas brasileiros que contribuiu para o embelezamento da nova capital federal, Brasília, a partir de 1957. Deixou sua marca pela cidade com painéis em diversos edifícios, tais como: Brasília Palace Hotel, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Torre de TV, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Universidade de Brasília (Instituto de Artes), Escola Classe 407 Norte, entre outros. Assim, o presente trabalho vem contribuir para uma análise sobre em que medida os moradores das regiões administrativas de Brasília reconhecem a arte azulejar de Athos Bulcão como patrimônio cultural da cidade. O percurso metodológico adotado, baseado no método hipotético e dedutivo, contribuiu para a confirmação da hipótese de que a arte azulejar de Athos Bulcão ainda não se encontra apropriada pelos moradores das regiões administrativas, além do Plano Piloto, como patrimônio cultural da cidade. Apesar da efetivação do processo de tombamento das artes de Athos Bulcão como patrimônio cultural de Brasília, pelo Governo do Distrito Federal no ano de 2008, tal reconhecimento ainda não abrange a totalidade da capital federal. As informações coletadas empiricamente também contribuíram para se chegar à resposta ao problema de pesquisa, apresentado inicialmente, além de permitir identificar as possíveis propostas apontadas: de conscientização e apropriação da arte aqui referenciada. Assim, a pesquisa propõe a necessária construção emergencial de projetos de conscientização, interpretação e educação patrimonial sobre a arte azulejar de Athos Bulcão, envolvendo os moradores das regiões administrativas de Brasília. Também se considera importante e necessária a atuação mais direta dos órgãos públicos responsáveis pelo processo de tombamento das obras do artista e uma relação mais ativa da Fundação Athos Bulcão para com a sociedade, a fim de promover um movimento de divulgação, valorização e preservação das obras.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-27T12:12:27Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_VitorJoaoRamosAlves_tcc.pdf: 7670765 bytes, checksum: 539ab70abb6f68783a4629e39363435d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-27T12:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_VitorJoaoRamosAlves_tcc.pdf: 7670765 bytes, checksum: 539ab70abb6f68783a4629e39363435d (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-27T12:12:45Z (GMT). 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The methodological approach adopted, based on the hypothetical and deductive method, contributed to the confirmation of the hypothesis that Athos Bulcão's arts isn’t yet appropriated by the residents of the administrative regions. As well as the Pilot Plan, as the city's cultural heritage. Despite the fact that the process of overthrowing the arts of Athos Bulcão as cultural patrimony of Brasília by the Government of the Federal District in 2008, this recognition still does not cover the entirety of the federal capital. The information collected empirically also contributed to reach the answer to the research problem, presented initially, besides allowing to identify the possible proposals pointed out: of awareness and appropriation of the art referenced here. Thus, the research proposes the necessary emergency construction of projects of awareness, interpretation and patrimonial education on the tile art of Athos Bulcão, involving the residents of the administrative regions of Brasília. In addition, is important and necessary more direct action of the public bodies responsible for the process of tipping the artist's works and a more active relationship of the Athos Bulcão Foundation with society, in order to promote a movement of dissemination, appreciation and preservation of these works.Nacido en el Catete, Río de Janeiro, el 2 de julio de 1918, Athos Bulcão fue pintor, escultor, dibujante y uno de los artistas brasileños que contribuyó al embellecimiento de la nueva capital federal, Brasília, a partir de 1957. Dejó su marca por la ciudad con paneles en diversos edificios, tales como: Brasília Palace Hotel, Igrejinha Nuestra Señora de Fátima, Parque de la Ciudad Sarah Kubitschek, Torre de TV, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Universidad de Brasilia (Instituto de Artes), Escuela Clase 407 Norte, entre otros. Así, el presente trabajo viene a contribuir a un análisis sobre en qué medida los moradores de las regiones administrativas de Brasilia reconocen el arte azulejar de Athos Bulcão como patrimonio cultural de la ciudad. El recorrido metodológico adoptado, basado en el método hipotético y deductivo, contribuyó a la confirmación de la hipótesis de que el arte azulejar de Athos Bulcão aún no se encuentra apropiada por los moradores de las regiones administrativas, además del Plan Piloto, como patrimonio cultural de la ciudad. A pesar de la efectividad del proceso de tumbado de las artes de Athos Bulcão como patrimonio cultural de Brasilia, por el Gobierno del Distrito Federal en el año 2008, tal reconocimiento aún no cubre la totalidad de la capital federal. Las informaciones recogidas empíricamente también contribuyeron a llegar a la respuesta al problema de investigación, presentado inicialmente, además de permitir identificar las posibles propuestas apuntadas: de concientización y apropiación del arte aquí referenciada. Así, la investigación propone la necesaria construcción de emergencia de proyectos de concientización, interpretación y educación patrimonial sobre el arte azulejar de Athos Bulcão, involucrando a los moradores de las regiones administrativas de Brasilia. También se considera importante y necesaria la actuación más directa de los órganos públicos responsables por el proceso de tumbado de las obras del artista y una relación más activa de la Fundación Athos Bulcão para con la sociedad, a fin de promover un movimiento de divulgación, valorización y preservación de las obras.Patrimônio históricoBrasília (DF) - arteA arte azulejar de Athos Bulcão como patrimônio cultural de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-08-27T12:12:45Z2019-08-27T12:12:45Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22330/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22330/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22330/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22330/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_VitorJoaoRamosAlves_tcc.pdf2018_VitorJoaoRamosAlves_tcc.pdfapplication/pdf7670765http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22330/1/2018_VitorJoaoRamosAlves_tcc.pdf539ab70abb6f68783a4629e39363435dMD5110483/223302022-02-23 11:09:17.064oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-23T14:09:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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