Validação semântica do instrumento QualiAB em dois serviços de Atenção Básica em Saúde de Ceilândia : uma análise a partir dos profissionais
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26325 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017. |
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Araújo, Beatriz TorresIturri de La Mata, José AntonioARAÚJO, Beatriz Torres. Validação semântica do instrumento QualiAB em dois serviços de Atenção Básica em Saúde de Ceilândia: uma análise a partir dos profissionais. 2017. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.https://bdm.unb.br/handle/10483/26325Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.Introdução - Apresenta a validação semântica do Questionário de Avaliação da Qualidade de Serviços de Atenção Básica (QualiAB) - desenvolvido pela Equipe QualiAB da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Objetivos - Realizar a validação semântica do questionário, a partir da visão dos profissionais; Adaptar, quando necessário, o instrumento QualiAB para a estrutura administrativa do DF, organizada por Regiões Administrativas e não por municípios; Comparar os principais métodos e programas avaliativos utilizados no Brasil. Métodos - Foi realizada uma pesquisa exploratória com base bibliográfica, com vistas a comparar os principais métodos e programas avaliativos utilizados no Brasil com o QualiAB. Posteriormente, realizou-se a validação semântica do instrumento QualiAB, na qual foi utilizada a técnica da análise de conteúdo em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada a leitura compreensiva do conjunto do instrumento, sendo posteriormente, aplicado aos profissionais. Na segunda, foi realizada a análise das falas dos profissionais, coletadas durante a aplicação do questionário, levando em consideração a coerência, a relevância e a compreensão dos itens do instrumento, Resultados - Em relação ao total de alternativas de todo o questionário, observou-se que em torno de 90% do instrumento não houve observações, sendo as alternativas entendidas sem dificuldades aparentes ou relatadas. Não foi identificada, por parte da Diretoria Regional de Atenção Primária em Saúde/Região Oeste/DF e dos profissionais durante a aplicação, a necessidade de adaptação do instrumento para o DF, indicando que o questionário está apropriado para a especificidade político-administrativa do DF. Quanto à comparação dos métodos e programas avaliativos, foi elaborado um quadro comparativo contendo o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB; a Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família – AMQ; Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica – AMAQ; a metodologia de Donabedian, proposta por Tanaka (2011); o Primary Care Assessment Tool – PCATool, em sua versão adaptada para o Brasil; e o Questionário de Avaliação da Qualidade de Serviços de Atenção Básica – QualiAB. Conclusão: Os ruídos de compreensão – que representam em torno de 10% - podem ser importantes para o aprimoramento do instrumento. As observações no sentido de termos e adaptação foram no sentido geral, ou seja, apenas para a melhor compreensão da questão, sem modificações necessárias ou relatadas específicas para o DF, tal fato pode significar que esta parte da pesquisa precise de um aprimoramento metodológico para captar uma eventual necessidade de adaptar o instrumento. Percebe-se que a variedade 4 de métodos e instrumentos voltados para a avaliação em saúde não deve ser vista como uma “competição” para se eleger o melhor, pois cada um tem o seu potencial, ou seja, cada iniciativa avaliativa pode retratar um aspecto da realidade, sendo assim, os resultados de todas as iniciativas se complementam e devem ser considerados para o aprimoramento do serviço.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-10-06T00:14:54Z No. of bitstreams: 1 2017_BeatrizTorresAraujo_tcc.pdf: 2287070 bytes, checksum: 9d7ed4ded387116a2b2a2f6a368daa95 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-01-14T12:24:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_BeatrizTorresAraujo_tcc.pdf: 2287070 bytes, checksum: 9d7ed4ded387116a2b2a2f6a368daa95 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-14T12:24:42Z (GMT). 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Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAtenção primária à saúdeIndicadores de saúdeQualidade da assistência à saúdePesquisa em saúdeAvaliação em saúdeValidação semântica do instrumento QualiAB em dois serviços de Atenção Básica em Saúde de Ceilândia : uma análise a partir dos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01-14T12:24:42Z2021-01-14T12:24:42Z2017-08-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26325/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2017_BeatrizTorresAraujo_tcc.pdf2017_BeatrizTorresAraujo_tcc.pdfapplication/pdf2287070http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26325/1/2017_BeatrizTorresAraujo_tcc.pdf9d7ed4ded387116a2b2a2f6a368daa95MD5110483/263252021-01-14 10:24:42.24oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-01-14T12:24:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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