Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/30245 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. |
id |
UNB-2_f4c1bb5801feb0a343db588852f00af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/30245 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Yoshida, Eduardo RodriguesPereira, Wander Cleber MariaYOSHIDA, Eduardo Rodrigues. Gamificação no estudo para o ENEM: desenvolvimento de uma aplicação gamificada. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30245Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.O ENEM atualmente á a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo, portanto, uma prova de suma importância para estudantes do ensino médio que desejam ingressar no ensino superior. Entretanto, no contexto da pandemia de Covid-19, houveram repentinas mudanças no contexto educacional, dada a necessidade da adoção forçada de um modelo de ensino remoto. A rápida migração trouxe consigo inúmeros desafios no processo de ensino-aprendizagem, tornando ainda mais difícil para estudantes de ensino médio o processo de estudo para o ENEM. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor a criação de uma aplicação de perguntas e respostas gamificada com questões do ENEM visando auxiliar na preparação dos estudantes. A aplicação foi gamificada utilizando a framework Octalysis e para o desenvolvimento do projeto foi adotada a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum.Submitted by Jaedna Lins (jadelins@unb.br) on 2022-03-18T20:00:46Z No. of bitstreams: 1 2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdf: 2588348 bytes, checksum: c83d467dc2d6f1a2f8b739e3c5a07747 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna.maia@unb.br) on 2022-03-25T14:15:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdf: 2588348 bytes, checksum: c83d467dc2d6f1a2f8b739e3c5a07747 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-25T14:15:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdf: 2588348 bytes, checksum: c83d467dc2d6f1a2f8b739e3c5a07747 (MD5)ENEM is currently the main form of access to higher education in Brazil, and is therefore an extremely important test for high school students who wish to enter higher education. However, in the context of the Covid-19 pandemic, there were sudden changes in the educational context, given the need for the forced adoption of a remote teaching model. The rapid migration brought with it numerous challenges in the teaching-learning process, making ENEM study process even more difficult for high school students. Given the above, the objective of this work is to propose the creation of a gamified question and answer application with ENEM questions in order to assist in the preparation of students. The application was gamified using the framework Octalysis and the agile development methodology Scrum was used to develop the project.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessGamificaçãoExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Ensino superiorGamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-25T14:15:37Z2022-03-25T14:15:37Z2021porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30245/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdf2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdfapplication/pdf2588348http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30245/1/2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdfc83d467dc2d6f1a2f8b739e3c5a07747MD5110483/302452022-03-25 11:15:37.318oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-25T14:15:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
title |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
spellingShingle |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada Yoshida, Eduardo Rodrigues Gamificação Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino superior |
title_short |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
title_full |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
title_fullStr |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
title_full_unstemmed |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
title_sort |
Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada |
author |
Yoshida, Eduardo Rodrigues |
author_facet |
Yoshida, Eduardo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshida, Eduardo Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Wander Cleber Maria |
contributor_str_mv |
Pereira, Wander Cleber Maria |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino superior |
topic |
Gamificação Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Ensino superior |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-25T14:15:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-25T14:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
YOSHIDA, Eduardo Rodrigues. Gamificação no estudo para o ENEM: desenvolvimento de uma aplicação gamificada. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/30245 |
identifier_str_mv |
YOSHIDA, Eduardo Rodrigues. Gamificação no estudo para o ENEM: desenvolvimento de uma aplicação gamificada. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/30245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30245/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30245/1/2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 c83d467dc2d6f1a2f8b739e3c5a07747 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493174175137792 |