Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/18118 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
id |
UNB-2_f4f5c95af8f9811ab49655c42ccb8fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/18118 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Alves, Juliane MoreiraPena, Luiz Carlos SpillerALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18118Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.A hospitalidade, em suas muitas particularidades, aqui é vista a partir da valorização do turista surdo e de sua singularidade, visando o bem-receber e a estratégia mercadológica para gestão do receptivo turístico. O presente trabalho traz como objetivo geral identificar a perspectiva da oferta de serviços turísticos de hospedagem na percepção da demanda de turistas surdos e correlacioná-la à hospitalidade dentro do turismo. São apresentados como objetivos específicos refletir acerca da relação entre turismo, hospitalidade e gestão da qualidade na prestação de serviços em meios de hospedagem; identificar a percepção do turista surdo em relação à hospitalidade praticada em meios de hospedagem; e analisar as deficiências e diferenciais em relação à hospitalidade para turistas surdos nos meios de hospedagem. A pesquisa qualitativa deu-se a partir de um questionário online, a fim de traçar essas deficiências e diferenciais do ponto de vista do turista surdo. Os resultados foram obtidos através da análise das respostas concomitantemente com o referencial teórico.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-10-24T16:30:24Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-10-31T13:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T13:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Hospitality, considering its peculiarities, in this work is seen through the appreciation of deaf tourists and their singularity, aiming how to properly attend to their needs, regarding receptive tourism market strategy. The general objective of this present work is to identify offer and demand of accommodation services considering deaf tourists as costumers and how it is related to the tourism concept of hospitality. Reflecting on tourism, hospitality, quality management of accommodation services, deaf tourists’ opinion towards hospitality in the referred market and the analysis of their disabilities are specific objectives of this work. Qualitative research was carried out through online survey in order to acknowledge deaf tourists’ special needs, taking into consideration their own point of view. The results were obtained through concomitant answer analysis and theoretical framework.HospitalidadeTurismoMeio de hospedagemDeficientes auditivosHospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-10-31T13:44:38Z2017-10-31T13:44:38Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdfapplication/pdf467848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/1/2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdff33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/181182017-10-31 11:44:38.389oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-10-31T13:44:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
title |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
spellingShingle |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos Alves, Juliane Moreira Hospitalidade Turismo Meio de hospedagem Deficientes auditivos |
title_short |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
title_full |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
title_fullStr |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
title_full_unstemmed |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
title_sort |
Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos |
author |
Alves, Juliane Moreira |
author_facet |
Alves, Juliane Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Juliane Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pena, Luiz Carlos Spiller |
contributor_str_mv |
Pena, Luiz Carlos Spiller |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Hospitalidade Turismo Meio de hospedagem Deficientes auditivos |
topic |
Hospitalidade Turismo Meio de hospedagem Deficientes auditivos |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-31T13:44:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-31T13:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18118 |
identifier_str_mv |
ALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/1/2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907934963302400 |