Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Juliane Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18118
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
id UNB-2_f4f5c95af8f9811ab49655c42ccb8fe4
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18118
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Alves, Juliane MoreiraPena, Luiz Carlos SpillerALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18118Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.A hospitalidade, em suas muitas particularidades, aqui é vista a partir da valorização do turista surdo e de sua singularidade, visando o bem-receber e a estratégia mercadológica para gestão do receptivo turístico. O presente trabalho traz como objetivo geral identificar a perspectiva da oferta de serviços turísticos de hospedagem na percepção da demanda de turistas surdos e correlacioná-la à hospitalidade dentro do turismo. São apresentados como objetivos específicos refletir acerca da relação entre turismo, hospitalidade e gestão da qualidade na prestação de serviços em meios de hospedagem; identificar a percepção do turista surdo em relação à hospitalidade praticada em meios de hospedagem; e analisar as deficiências e diferenciais em relação à hospitalidade para turistas surdos nos meios de hospedagem. A pesquisa qualitativa deu-se a partir de um questionário online, a fim de traçar essas deficiências e diferenciais do ponto de vista do turista surdo. Os resultados foram obtidos através da análise das respostas concomitantemente com o referencial teórico.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-10-24T16:30:24Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-10-31T13:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T13:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf: 467848 bytes, checksum: f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b (MD5)Hospitality, considering its peculiarities, in this work is seen through the appreciation of deaf tourists and their singularity, aiming how to properly attend to their needs, regarding receptive tourism market strategy. The general objective of this present work is to identify offer and demand of accommodation services considering deaf tourists as costumers and how it is related to the tourism concept of hospitality. Reflecting on tourism, hospitality, quality management of accommodation services, deaf tourists’ opinion towards hospitality in the referred market and the analysis of their disabilities are specific objectives of this work. Qualitative research was carried out through online survey in order to acknowledge deaf tourists’ special needs, taking into consideration their own point of view. The results were obtained through concomitant answer analysis and theoretical framework.HospitalidadeTurismoMeio de hospedagemDeficientes auditivosHospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-10-31T13:44:38Z2017-10-31T13:44:38Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdfapplication/pdf467848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/1/2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdff33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/181182017-10-31 11:44:38.389oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-10-31T13:44:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
title Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
spellingShingle Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
Alves, Juliane Moreira
Hospitalidade
Turismo
Meio de hospedagem
Deficientes auditivos
title_short Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
title_full Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
title_fullStr Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
title_full_unstemmed Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
title_sort Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos
author Alves, Juliane Moreira
author_facet Alves, Juliane Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Juliane Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pena, Luiz Carlos Spiller
contributor_str_mv Pena, Luiz Carlos Spiller
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Hospitalidade
Turismo
Meio de hospedagem
Deficientes auditivos
topic Hospitalidade
Turismo
Meio de hospedagem
Deficientes auditivos
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T13:44:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-31T13:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18118
identifier_str_mv ALVES, Juliane Moreira. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/1/2017_JulianeMoreiraAlves_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18118/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f33e3725baf0c57c7b77aa7543fec56b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907934963302400