Uso do Kanban em um processo de gestão de demandas de manutenção de software por terceiros para um órgão público federal brasileiro
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11447 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2015. |
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Santos, Jads Victor Paiva dosFigueiredo, Rejane Maria da CostaSANTOS, Jads Victor Paiva dos. Uso do Kanban em um processo de gestão de demandas de manutenção de software por terceiros para um órgão público federal brasileiro. 2015. xv, 113 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11447Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2015.A publicação do manifesto ágil, em 2001, possibilitou o surgimento de novas metodologias de gerenciamento e desenvolvimento menos engessadas e mais dinâmicas, a exemplo temos os frameworks Kanban e Scrum. Ambos frameworks têm como princípio a entrega constante de produto e a participação constante do cliente no processo. Carente dessa mudança, a indústria de desenvolvimento de software não demorou para avaliar as novas propostas, inclusive órgãos públicos federais. O Kanban e o Scrum podem e devem ser adaptados às necessidades específicas de uma organização. O processo de gestão de manutenção de software se difere do processo de desenvolvimento e, entre suas particularidades, destaca-se o fato desse necessitar de maior flexibilidade para agregar as frequentes mudanças, tanto no escopo da requisição, quanto na sequência de implementação. O framework Kanban vem sendo empregado para auxiliar o processo de gestão, possibilitando otimizar o fluxo de trabalho e permitindo determinar iterações, sem o limite de tempo, o que possibilita alterações nas demandas de acordo com a aceitação da instituição. O Principal objetivo deste trabalho foi apoiar a definição de um processo de gestão de demandas de manutenção de software por terceiros para um órgão do governo federal brasileiro, utilizando o Framework Kanban. A pesquisa empregada foi descritiva. Quanto aos procedimentos, realizou-se pesquisas na literatura de empresas que tenham implementado o Kanban, também se realizou o estudo de duas instituições Públicas (TCU e INEP) que utilizam este framework. Afim de aplicar o Kanban no Ministério X, primeiro foi necessário caracteriza-lo e somente então desenvolver as atividades propostas para implementação. Ao fim, foi possível propor uma modelagem do processo de manutenção, e um quadro kanban adaptado as necessidades do Ministério. A Homologação destes e a conclusão da adaptação do framework está atrelada a trabalhos futuros. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThe agile manifest published in 2001, enabled the surface of new maintenance and development methodologies, less dense and more dynamic. It is possible quote Kanban and Scrum as examples. Both frameworks have as a principle the constant delivery of product and the client’s constant participation in the process. Lacking this change, the software development industry did not take to evaluate the new proposals, including federal government agencies. Kanban and Scrum can and should be adapted to the organization’s specific needs. The software maintenance management process is different from the development process and, among its singularities, highlights the fact that the process needs greater flexibility to aggregate the frequent changes both in the scope of the request, as in the implementation order. Kanban framework has been used to assist the management process, allowing to optimize the workflow and allowing to define iterations, without a time limit, which allows changes in demands according to the acceptance of the institution. The mainly objective is support the definition of a software management process for maintenance demands by third parties in Brazilian federal government, using the Kanban Framework. This research is classified as descriptive. As the procedures, held research in the literature of companies that have implemented the Kanban. Also was conducted a study in two public institutions (TCU and INEP) that use this framework. In order to apply the Kanban in the Ministry X, first was necessary characterizes it and only then carry out the activities proposed for implementation. In the end, was possible to propose a modeling of the maintenance process, and kanban board adapted the Ministry of needs. The approval of these and the completion of the adjustment of the framework is linked to future work.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-10-26T18:00:35Z No. of bitstreams: 1 2015_JadsVictorPaivadosSantos.pdf: 3811974 bytes, checksum: 0eae39d69f3863dbaedb7e39d9945009 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-11-18T12:12:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_JadsVictorPaivadosSantos.pdf: 3811974 bytes, checksum: 0eae39d69f3863dbaedb7e39d9945009 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-18T12:12:42Z (GMT). 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