Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10181 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014. |
id |
UNB-2_f6866da6e9b3c9867d5522ab1fadd4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/10181 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rêgo, Clara Cristina de SouzaSantos, Fátima Aparecida dosRÊGO, Clara Cristina de Souza. Design de serviço, startup e MenuMate: uma nova experiência para restaurantes. 2014. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10181Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014.Este relatório é resultado de um projeto de design em uma startup alemã que se propõe a desenvolver uma experiência diferenciada para restaurantes. Em conjunto com um grupo internacional, foi gerada uma proposta de serviço e de aplicativo para tablets Android com foco em tornar a experiência no restaurante mais agradável para os visitantes, mais eficiente, menos estressante para os funcionários e mais estratégica para o gerente do estabelecimento. O processo de desenvolvimento é cíclico e contempla a observação do cenário, entrevistas com usuários, imersão no serviço atual (visitas a restaurantes), geração de ideias em equipe, desenvolvimento simultâneo do serviço e do design da interface do aplicativo, implementação técnica e feedback da equipe e dos usuários. Uma parte considerável do desafio deste projeto foram as diferenças culturais entre Brasil e Alemanha e a necessária quebra de paradigma ao apresentar o design como parte da estratégia do negócio e não como a ferramenta que serve apenas para embelezar o produto final. Por este motivo, entender a fundo a cultura alemã e simultaneamente selecionar os conhecimentos teóricos mais adequados a cada etapa de desenvolvimento, traduzindo conceitos para que sejam inteligíveis a profissionais de áreas que não o design, foram fundamentais no sucesso da construção de uma equipe heterogênea, porém complementar, e que hoje sempre coloca os usuários em primeiro plano antes de tomar decisões. Ao final é possível conhecer fluxo do aplicativo, do serviço proposto e o estágio de maturidade atual da startup e do projeto MenuMate, que conta com um clientepiloto em Munique, Alemanha, e suporte financeiro iminente da ESA (European Space Agency – Agência Espacial Europeia). _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper is a result of a design project developed in a German startup, which has the goal of creating a brand new experience for restaurants. Together with an international team, an application for Android tablets and a new service proposal were crafted, focusing on providing a pleasant experience for the restaurants’ guests, an efficient and less stressful routine for employees, and more strategic data to enable restaurant’s managers to take better business and client-oriented decisions. The development process is cyclical and covers the following steps: scenery observation, user interviews, service immersion (visits to restaurants), team brainstorm, simultaneous design of the application’s interface and the service surrounding it, technical implementation (programming) and rounds of team and users’ feedback. A considerably big part of the project’s challenge is related to cultural differences between Brazil and Germany, and the required change of mindset, that would take design from a position of subject that would be there just to make things beautiful, to a place where its broad range of concepts and tools would be used to define strategic moves inside the product and business development. Therefore, a deep understanding on German culture while selecting the theoretical knowledge, which suits best each development step, translating them in order to be easily understandable to people with backgrounds other than design, were fundamental to achieve success on building a great team, that today justifies every decision based on users’ needs. At the end, it is possible to get to know the application’s flow, the proposed service and the level of maturity of the startup and the MenuMate project nowadays, which counts on a seven-people team, a pilot customer in Munich, Germany, and an imminent funding from ESA (European Space Agency).Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-04-02T14:08:39Z No. of bitstreams: 1 2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf: 10378667 bytes, checksum: 0276db33006ad5933f2ab7477e59332c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-04-10T11:46:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf: 10378667 bytes, checksum: 0276db33006ad5933f2ab7477e59332c (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-10T11:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf: 10378667 bytes, checksum: 0276db33006ad5933f2ab7477e59332c (MD5)Design de serviçosSoftware de aplicação - desenvolvimentoRestaurantesDesign de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-04-10T11:46:33Z2015-04-10T11:46:33Z2015-04-10T11:46:33Z2014-12-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdfapplication/pdf10378667http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/1/2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf0276db33006ad5933f2ab7477e59332cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/5/license.txt699a6eabcb3811120935eaa67397670fMD5510483/101812015-04-10 08:46:33.565oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-04-10T11:46:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
title |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
spellingShingle |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes Rêgo, Clara Cristina de Souza Design de serviços Software de aplicação - desenvolvimento Restaurantes |
title_short |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
title_full |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
title_fullStr |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
title_full_unstemmed |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
title_sort |
Design de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantes |
author |
Rêgo, Clara Cristina de Souza |
author_facet |
Rêgo, Clara Cristina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Clara Cristina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Fátima Aparecida dos |
contributor_str_mv |
Santos, Fátima Aparecida dos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Design de serviços Software de aplicação - desenvolvimento Restaurantes |
topic |
Design de serviços Software de aplicação - desenvolvimento Restaurantes |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-10T11:46:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-10T11:46:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-10T11:46:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RÊGO, Clara Cristina de Souza. Design de serviço, startup e MenuMate: uma nova experiência para restaurantes. 2014. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10181 |
identifier_str_mv |
RÊGO, Clara Cristina de Souza. Design de serviço, startup e MenuMate: uma nova experiência para restaurantes. 2014. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/1/2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10181/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0276db33006ad5933f2ab7477e59332c 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 699a6eabcb3811120935eaa67397670f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907841260453888 |