Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17045 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
id |
UNB-2_f6d3a90c49d7c36e007a2b6323620573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17045 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Galvão, Diogo MirandaOliveira, Eduardo Melo deNeto, Ingrid LuizaArruda, Fabiana Serra deGALVÃO, Diogo Miranda; OLIVEIRA, Eduardo Melo de. Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana. 2016. ix, [66] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/17045Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.O crescente uso de smartphones tem impulsionado a criação de aplicativos para uso nos aparelhos celulares com destaque para os aplicativos que auxiliam no transporte dos usuários. A categoria de aplicativos para transporte tem vários tipos de aplicativos: a) aqueles que auxiliam o usuário a se deslocar, fazendo uso do GPS e de informações coletadas em tempo real dos usuários; b) outros que funcionam como meio de informação para os usuários, mostrando o tempo de espera de determinado transporte público ou apenas informando o itinerário; e c) aqueles que têm por objetivo ofertar um serviço ao usuário, disponibilizando serviços de transporte individual ou dando acesso a uma rede de compartilhamento de veículos. O objetivo deste estudo é analisar os fatores intervenientes com relação ao uso dos aplicativos disponíveis e a possível influência que eles têm na escolha modal. Para validação e confiabilidade da análise, a metodologia utilizada será apresentada.Submitted by Raiane Costa da Silva (raianesilva@bce.unb.br) on 2017-05-25T15:56:35Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf: 2091773 bytes, checksum: 3323635944ed519687e89780188d8eb4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-05-26T11:52:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf: 2091773 bytes, checksum: 3323635944ed519687e89780188d8eb4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-26T11:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf: 2091773 bytes, checksum: 3323635944ed519687e89780188d8eb4 (MD5)The increasing use of smartphones has enhanced the creation of cell phone apps that can assist transportation users. The transportation category has many types of apps: a) those that help the user to move around, making use of GPS and information collected from the users in real time; b) others that give information for the users, showing the waiting time for certain public transport or just informing the itinerary; and, c) those which aim to offer a service to the user, providing individual transport services or giving access to a car sharing network. This study aims to analyze the factors regarding the use of available Apps and its possible influence on modal choice. For validation and reliability of the analysis, the methodology used will be presented.SmartphonesAplicativosInovações tecnológicasFatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-05-26T11:52:06Z2017-05-26T11:52:06Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdfapplication/pdf2091773http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/1/2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf3323635944ed519687e89780188d8eb4MD5110483/170452017-05-26 08:52:06.513oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-05-26T11:52:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
title |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
spellingShingle |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana Galvão, Diogo Miranda Smartphones Aplicativos Inovações tecnológicas |
title_short |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
title_full |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
title_fullStr |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
title_full_unstemmed |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
title_sort |
Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana |
author |
Galvão, Diogo Miranda |
author_facet |
Galvão, Diogo Miranda Oliveira, Eduardo Melo de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Eduardo Melo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Neto, Ingrid Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Diogo Miranda Oliveira, Eduardo Melo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arruda, Fabiana Serra de |
contributor_str_mv |
Arruda, Fabiana Serra de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Smartphones Aplicativos Inovações tecnológicas |
topic |
Smartphones Aplicativos Inovações tecnológicas |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-26T11:52:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-26T11:52:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALVÃO, Diogo Miranda; OLIVEIRA, Eduardo Melo de. Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana. 2016. ix, [66] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17045 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Diogo Miranda; OLIVEIRA, Eduardo Melo de. Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana. 2016. ix, [66] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17045/1/2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 3323635944ed519687e89780188d8eb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493031631716352 |