Avaliação de exatidão cartográfica de levantamentos planialtimétricos realizados com aeronave remotamente pilotada (RPA)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22057 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
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Battaglini, Natália Maria do Carmo Lopes GuimarãesSilva, Lenildo Santos daBATTAGLINI, Natália Maria do Carmo Lopes Guimarães. Avaliação de exatidão cartográfica de levantamentos planialtimétricos realizados com aeronave remotamente pilotada (RPA). 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22057Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.O presente Projeto Final apresenta um estudo da Avaliação de Exatidão Cartográfica a partir da utilização de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), para levantamentos planialtimétricos. Ainda, evidencia a influência da utilização ou não de pontos de apoio em campo, sendo estes obtidos por um receptor GNSS de frequência simples L1. A comparação das discrepâncias considerando os modelos gerados pós processamento de imagens foi realizada a partir da comparação das coordenadas dos pontos de verificação antes e após os processamentos. A interferência ou não dos pontos de campo nos modelos foi avaliada a partir do cálculo das áreas de cortes realizados em Modelos Digitais de Superfície, processados com e sem pontos de campo. O estudo permitiu a atribuição do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) Classe A na Escala 1/1000 com equidistância das curvas de nível de 2 metros, sendo estas relações buscadas em diversos trabalhos cartográficos. Ainda, concluiu-se que as áreas dos cortes possuem diferença máxima de aproximadamente 15%, podendo ser considerada a viabilidade somente dos voos de RPA, sem a utilização de pontos de apoio em campo.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-05-30T11:44:09Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_NataliaMariaDoCarmoBattaglini_tcc.pdf: 2642529 bytes, checksum: 62f30a56c594d087e938c46138b72c9b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-05-30T11:44:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_NataliaMariaDoCarmoBattaglini_tcc.pdf: 2642529 bytes, checksum: 62f30a56c594d087e938c46138b72c9b (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-30T11:44:24Z (GMT). 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