Avaliação docente como dimensão da avaliação institucional
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11889 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
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Rabelo, Vanessa Ellen RodriguesNogueira, Danielle Xabregas PamplonaRABELO, Vanessa Ellen Rodrigues. Avaliação docente como dimensão da avaliação institucional. 2015. 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11889Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.O presente estudo tem por tema “Avaliação docente como dimensão da avaliação institucional” e o objetivo de analisar o uso dos resultados da avaliação docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. O referencial teórico discutido orienta que a avaliação institucional desenvolvida nas IES se apresenta como uma ferramenta significativa para a gestão na busca pela qualidade institucional e de ensino. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A etapa de pesquisa documental analisou os Relatórios de Avaliação Docente do segundo semestre dos anos de 2012 e 2013. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestoras dos departamentos da Faculdade de Educação: Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), Departamento de Planejamento e Administração (PAD) e Departamento de Teorias e Fundamentos (TEF). Por fim, foi aplicado um questionário fechado a uma amostra de aproximadamente 30% dos professores dessa Faculdade. A pesquisa identificou que, apesar dos objetivos institucionais da avaliação docente estarem voltados ao autoconhecimento e à tomada de decisões, à reflexão e melhoria da prática docente e da formação do estudante, estes não estão sendo alcançados, na visão de professores e gestoras. Também foi possível perceber que os resultados da avaliação docente não estão sendo utilizados para ações efetivas de melhorias, redefinição de práticas, e nem debatidos pela gestão da Faculdade de Educação. De acordo com a opinião dos professores e gestoras, essa avaliação tem servido, basicamente, para a progressão funcional. Diante da pesquisa realizada, foi possível evidenciar a necessidade de se discutir de forma mais ampla na instituição de ensino a temática da avaliação docente para que se alcance maior efetividade quanto ao uso dos resultados desse processo avaliativo. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study is about "teaching evaluation as a dimension of institutional assessment" and aimed to analyze the use of the results of teacher assessment of the Faculty of Education at the University of Brasilia. The discussed theoretical framework that guides the institutional assessment developed in this IES presents itself as a significant tool for managing the search for institutional quality and teaching. This research was conducted in three stages achieving the proposed objectives. The document research phase analyzed the Assessment Reports second half of the Teaching from 2012 to 2013 years. In the second phase were carried out semi-structured interviews with managers of the School of Education departments: Methods and Techniques (MTC) Department Planning and Administration (PAD) and the Department of Theory and Fundamentals (TEF). Finally, a delimited questionnaire realized a sample of approximately 30% of that power was applied teachers. In despite of this research has identified the institutional goals of teaching evaluation, aiming self-knowledge and decision making, reflection and improvement of teaching practice and student training, these are not being achieved, in the view of teachers and managers. It was also observed that the teaching evaluation results are not being used for effective improvement actions, redefinition of practices, nor discuss the management of the Faculty of Education. According to the opinion of teachers and managers, this evaluation has served primarily for career progression. Before the survey, it became clear the necessity to discuss more broadly the educational institution sem the issue from teacher assessment for achieving better effectiveness using from this evaluation process results.Submitted by Fernanda Franca (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-02-04T10:40:16Z No. of bitstreams: 1 2015_VanessaEllenRodriguesRabelo.pdf: 1181004 bytes, checksum: ce011b4c4317977df04fee63548d8111 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-11T14:47:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_VanessaEllenRodriguesRabelo.pdf: 1181004 bytes, checksum: ce011b4c4317977df04fee63548d8111 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-11T14:47:52Z (GMT). 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