A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rafael Flores
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4272
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_ff8f6614d5fef560e894baef7a218338
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4272
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Soares, Rafael FloresMedeiros, Janann JoslinSOARES, Rafael Flores. A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos: o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique. 2012. 84 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4272Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Tendo em vista a dinamicidade e competitividade que caracterizam o mundo empresarial atualmente, a internacionalização de empresas parece ter se tornado uma interessante estratégia para as organizações. Levando isto em consideração, as micro e pequenas empresas brasileiras vêm, nos últimos anos, buscando contribuir de forma mais significativa com as exportações do país. Apesar disso, as MPEs, ao darem início à sua trajetória internacional, se deparam com inúmeras barreiras e incertezas. Uma das estratégias mais utilizadas por estas empresas para tentar superar os obstáculos impostos à internacionalização é a formação de consórcios de exportação. Este trabalho teve como objetivo descrever como ocorreu o processo de inserção da Lidio Carraro Vinícola Boutique – uma pequena empresa gaúcha de vinhos – no mercado internacional de vinhos e de que forma sua participação no consórcio de exportação Wines of Brasil influenciou este processo. Para o alcance dos objetivos propostos foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a Diretora de Marketing e Vendas da Lidio Carraro e com a Gerente do consórcio Wines of Brasil. Por meio de análises qualitativas foi possível compreender as razões da vinícola para iniciar o processo de internacionalização, os mercados escolhidos pela empresa para exportar seus produtos, as principais barreiras e facilidades encontradas nessa empreitada, as estratégias utilizadas pela empresa para se inserir nos mercados selecionados e sua relação com o consórcio estudado. Verificou-se que, apesar do Brasil não ser reconhecido como país produtor de vinhos de qualidade e valor agregado, não apresentar um setor de vinhos competitivo e não subsidiar e incentivar os produtores locais, os vinhos da Lidio Carraro estão obtendo relativa competitividade e sucesso no tradicional mercado internacional de vinhos.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-07T12:56:31Z No. of bitstreams: 1 2012_RafaelFloresSoares.pdf: 796868 bytes, checksum: ed0bd7a14d134eb7a9664bd523c06529 (MD5)Approved for entry into archive by Marilia Augusta de Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2013-01-08T12:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_RafaelFloresSoares.pdf: 796868 bytes, checksum: ed0bd7a14d134eb7a9664bd523c06529 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-08T12:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_RafaelFloresSoares.pdf: 796868 bytes, checksum: ed0bd7a14d134eb7a9664bd523c06529 (MD5)Internacionalização de empresasExportaçãoPequenas e médias empresasVinícolasA inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-08T12:30:29Z2013-01-08T12:30:29Z2013-01-08T12:30:29Z2012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_RafaelFloresSoares.pdf2012_RafaelFloresSoares.pdfapplication/pdf796868http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/1/2012_RafaelFloresSoares.pdfed0bd7a14d134eb7a9664bd523c06529MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/5/license.txtbd05c7a60c12f3ad409da6826f7ed481MD5510483/42722013-01-08 10:30:29.056oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-08T12:30:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
title A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
spellingShingle A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
Soares, Rafael Flores
Internacionalização de empresas
Exportação
Pequenas e médias empresas
Vinícolas
title_short A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
title_full A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
title_fullStr A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
title_full_unstemmed A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
title_sort A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos : o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique
author Soares, Rafael Flores
author_facet Soares, Rafael Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rafael Flores
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Janann Joslin
contributor_str_mv Medeiros, Janann Joslin
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Internacionalização de empresas
Exportação
Pequenas e médias empresas
Vinícolas
topic Internacionalização de empresas
Exportação
Pequenas e médias empresas
Vinícolas
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-08T12:30:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-08T12:30:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-08T12:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Rafael Flores. A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos: o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique. 2012. 84 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4272
identifier_str_mv SOARES, Rafael Flores. A inserção de uma pequena empresa brasileira no mercado internacional de vinhos: o caso Lídio Carraro Vinícola Boutique. 2012. 84 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/1/2012_RafaelFloresSoares.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4272/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed0bd7a14d134eb7a9664bd523c06529
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
bd05c7a60c12f3ad409da6826f7ed481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907771168391168