Comparação dos elementos previstos para as “rodovias que perdoam” da CEDR com as normas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/25165 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
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Arai, Alexandre Jun de CastroAndrade, MichelleARAI, Alexandre Jun de Castro. Comparação dos elementos previstos para as “rodovias que perdoam” da CEDR com as normas brasileiras. 2019. xi, 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25165Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.Segundo o Internacional Transport Forum (ITF) os acidentes de trânsito têm impacto devastador no mundo inteiro, de forma que todo ano morrem 1,25 milhão de pessoas nas rodovias com entre 20 e 50 milhões gravemente feridas, causando uma perca econômica gigantesca na ordem de 2 a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Então esses dados mostram que mortes no trânsito e acidentes graves são inaceitáveis tanto socialmente quanto economicamente. Com esse paradigma em vista foi criada a Visão Segura para reduzir os acidentes graves e mortes no trânsito a zero na Suécia. Posteriormente, em conjunto com o modelo de desenvolvimento sustentável criou-se o sistema seguro. Nesse sistema seguro toda a cadeia produtiva desde o projetista até os gestores das rodovias tem culpabilidade pelo acidente, gerando a necessidade de rodovias mais seguras desde o projeto. Essas rodovias mais seguras são as rodovias autoexplicativas e que perdoam. O presente trabalho traz um estudo sobre o conceito inerente ao conceito das rodovias que perdoam, verificando quais elementos são necessários para perdoar os erros dos motoristas e reduzir as consequências dos acidentes. Dessa forma é realizada uma análise dos elementos previstos para as rodovias que perdoam descritos no documento da CEDR (2013) e os compara com elementos previstos nas normas e manuais brasileiros, de forma a viabilizar a identificação de elementos relevantes para a segurança das rodovias e que não são ainda contemplados nas normativas brasileiras. A análise entre a normativa e manuais brasileiros com o documento da CEDR (2013) abrange 18 pontos, dos quais apenas 5 já são abordados de forma satisfatória nos documentos brasileiros. Dessa forma, 15 de 18 pontos (72% do total) não são abordados, possibilitando concluir que as normas e manuais brasileiros tem elementos condizentes com o conceito de rodovias que perdoam, porém confirma que o país e está muito aquém do necessário para efetivamente propiciar a segurança requerida na infraestrutura rodoviária brasileira. Diante disso, evidenciase a necessidade de desenvolver estudos para analisar esses conceitos e possibilitar uma melhor averiguação sobre cada elemento para o contexto brasileiro, de forma que seja possível demonstrar o impacto qualitativo e quantitativo das limitações das normas e manuais brasileiros.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-06-02T21:33:45Z No. of bitstreams: 1 2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdf: 8938211 bytes, checksum: 2df14fc3b88fe0655457797a92e1ca66 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-30T12:49:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdf: 8938211 bytes, checksum: 2df14fc3b88fe0655457797a92e1ca66 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-30T12:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdf: 8938211 bytes, checksum: 2df14fc3b88fe0655457797a92e1ca66 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRodoviasSegurança viáriaComparação dos elementos previstos para as “rodovias que perdoam” da CEDR com as normas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-30T12:49:30Z2020-07-30T12:49:30Z2019-02-15porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25165/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdf2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdfapplication/pdf8938211http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25165/1/2019_AlexandreJunDeCastroArai_tcc.pdf2df14fc3b88fe0655457797a92e1ca66MD5110483/251652020-07-30 09:49:30.033oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-30T12:49:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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