Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis. |
id |
UNB-30_2fbad2580f839ce2fb0fc7c9295ac71b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1233 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticosRaça;Etnia;Identidades sociais;Material didáticoEste trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/123310.26512/rhla.v12i1.1233Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233/1074Ferreira, Susana AparecidaFerreira, Aparecida de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:51:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1233Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.787899Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
title |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
spellingShingle |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos Ferreira, Susana Aparecida Raça; Etnia; Identidades sociais; Material didático |
title_short |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
title_full |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
title_fullStr |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
title_full_unstemmed |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
title_sort |
Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos |
author |
Ferreira, Susana Aparecida |
author_facet |
Ferreira, Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Aparecida de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raça; Etnia; Identidades sociais; Material didático |
topic |
Raça; Etnia; Identidades sociais; Material didático |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233 10.26512/rhla.v12i1.1233 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v12i1.1233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233/1074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344263053312 |