Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Aparecida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Aparecida de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.
id UNB-30_2fbad2580f839ce2fb0fc7c9295ac71b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1233
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticosRaça;Etnia;Identidades sociais;Material didáticoEste trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/123310.26512/rhla.v12i1.1233Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233/1074Ferreira, Susana AparecidaFerreira, Aparecida de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:51:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1233Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.787899Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
title Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
spellingShingle Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
Ferreira, Susana Aparecida
Raça;
Etnia;
Identidades sociais;
Material didático
title_short Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
title_full Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
title_fullStr Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
title_full_unstemmed Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
title_sort Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
author Ferreira, Susana Aparecida
author_facet Ferreira, Susana Aparecida
Ferreira, Aparecida de Jesus
author_role author
author2 Ferreira, Aparecida de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Susana Aparecida
Ferreira, Aparecida de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Raça;
Etnia;
Identidades sociais;
Material didático
topic Raça;
Etnia;
Identidades sociais;
Material didático
description Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233
10.26512/rhla.v12i1.1233
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v12i1.1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1233/1074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344263053312