Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
DOI: | 10.26512/rhla.v11i1.1154 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154 |
Resumo: | A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma. |
id |
UNB-30_5e849bdcf5da968170bb189ee19cae35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
spelling |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professoresMoodle;Espanhol/LE;Professor;Ensino e aprendizagem de línguas;Cultura;EaD;TIC;TecnologiaA Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/115410.26512/rhla.v11i1.1154Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de LínguasRevista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154/999Gonçalves, Angélica IlhaBernardi, Gilianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:55:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.959092Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
title |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
spellingShingle |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores Gonçalves, Angélica Ilha Moodle; Espanhol/LE; Professor; Ensino e aprendizagem de línguas; Cultura; EaD; TIC; Tecnologia Gonçalves, Angélica Ilha Moodle; Espanhol/LE; Professor; Ensino e aprendizagem de línguas; Cultura; EaD; TIC; Tecnologia |
title_short |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
title_full |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
title_fullStr |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
title_full_unstemmed |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
title_sort |
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores |
author |
Gonçalves, Angélica Ilha |
author_facet |
Gonçalves, Angélica Ilha Gonçalves, Angélica Ilha Bernardi, Giliane Bernardi, Giliane |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Giliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Angélica Ilha Bernardi, Giliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle; Espanhol/LE; Professor; Ensino e aprendizagem de línguas; Cultura; EaD; TIC; Tecnologia |
topic |
Moodle; Espanhol/LE; Professor; Ensino e aprendizagem de línguas; Cultura; EaD; TIC; Tecnologia |
description |
A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154 10.26512/rhla.v11i1.1154 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v11i1.1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154/999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1822178768376037376 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/rhla.v11i1.1154 |