Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Angélica Ilha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bernardi, Giliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
DOI: 10.26512/rhla.v11i1.1154
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154
Resumo: A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.
id UNB-30_5e849bdcf5da968170bb189ee19cae35
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
spelling Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professoresMoodle;Espanhol/LE;Professor;Ensino e aprendizagem de línguas;Cultura;EaD;TIC;TecnologiaA Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/115410.26512/rhla.v11i1.1154Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de LínguasRevista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154/999Gonçalves, Angélica IlhaBernardi, Gilianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:55:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.959092Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
title Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
spellingShingle Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
Gonçalves, Angélica Ilha
Moodle;
Espanhol/LE;
Professor;
Ensino e aprendizagem de línguas;
Cultura;
EaD;
TIC;
Tecnologia
Gonçalves, Angélica Ilha
Moodle;
Espanhol/LE;
Professor;
Ensino e aprendizagem de línguas;
Cultura;
EaD;
TIC;
Tecnologia
title_short Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
title_full Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
title_fullStr Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
title_full_unstemmed Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
title_sort Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
author Gonçalves, Angélica Ilha
author_facet Gonçalves, Angélica Ilha
Gonçalves, Angélica Ilha
Bernardi, Giliane
Bernardi, Giliane
author_role author
author2 Bernardi, Giliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Angélica Ilha
Bernardi, Giliane
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle;
Espanhol/LE;
Professor;
Ensino e aprendizagem de línguas;
Cultura;
EaD;
TIC;
Tecnologia
topic Moodle;
Espanhol/LE;
Professor;
Ensino e aprendizagem de línguas;
Cultura;
EaD;
TIC;
Tecnologia
description A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154
10.26512/rhla.v11i1.1154
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v11i1.1154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1154/999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 1 (2012): Tecnologia no Ensino de Línguas
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1822178768376037376
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26512/rhla.v11i1.1154