A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Carmen Brunelli
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Marluce Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1196
Resumo: Neste trabalho apresentamos breves reflexões sobre a perspectiva dos docentes de um Curso de Especialização instados em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam suas aulas de Língua Portuguesa Indagamos os professores sobre a forma de orientarem suas práticas frente à taxonomia gramatical que norteia as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos em suas práticas pedagógicas. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar, nessa discursividade, outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e materializam uma concepção de gramática e de linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.
id UNB-30_7bfa0f89bcdb3c740b14c9d843040099
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1196
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesaGramática e linguagem;Ensino de língua portuguesa;DiscursividadeNeste trabalho apresentamos breves reflexões sobre a perspectiva dos docentes de um Curso de Especialização instados em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam suas aulas de Língua Portuguesa Indagamos os professores sobre a forma de orientarem suas práticas frente à taxonomia gramatical que norteia as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos em suas práticas pedagógicas. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar, nessa discursividade, outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e materializam uma concepção de gramática e de linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2013-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/119610.26512/rhla.v11i2.1196Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1196/1036Moura, Carmen BrunelliSilva, Marluce Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:54:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1196Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.288493Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
title A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
spellingShingle A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
Moura, Carmen Brunelli
Gramática e linguagem;
Ensino de língua portuguesa;
Discursividade
title_short A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
title_full A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
title_fullStr A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
title_sort A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa
author Moura, Carmen Brunelli
author_facet Moura, Carmen Brunelli
Silva, Marluce Pereira da
author_role author
author2 Silva, Marluce Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Carmen Brunelli
Silva, Marluce Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática e linguagem;
Ensino de língua portuguesa;
Discursividade
topic Gramática e linguagem;
Ensino de língua portuguesa;
Discursividade
description Neste trabalho apresentamos breves reflexões sobre a perspectiva dos docentes de um Curso de Especialização instados em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam suas aulas de Língua Portuguesa Indagamos os professores sobre a forma de orientarem suas práticas frente à taxonomia gramatical que norteia as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos em suas práticas pedagógicas. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar, nessa discursividade, outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e materializam uma concepção de gramática e de linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1196
10.26512/rhla.v11i2.1196
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1196
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v11i2.1196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1196/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 11 No. 2 (2012)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 11 n. 2 (2012)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345271783424