A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Alessandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pedro, Clara Salles Machado Hirche
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120
Resumo: Neste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s].  Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.
id UNB-30_7f11fd0c15d3df2e2bd5e7e431edd75f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1120
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagemAprendizagem;Fonética;Fricativas interdentais;Produção oralNeste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s].  Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2012-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/112010.26512/rhla.v10i2.1120Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120/970Dutra, AlessandraPedro, Clara Salles Machado Hircheinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:57:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1120Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.669419Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
title A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
Dutra, Alessandra
Aprendizagem;
Fonética;
Fricativas interdentais;
Produção oral
title_short A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
title_full A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
title_sort A produção das fricativas interdentais [] e [] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
author Dutra, Alessandra
author_facet Dutra, Alessandra
Pedro, Clara Salles Machado Hirche
author_role author
author2 Pedro, Clara Salles Machado Hirche
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Alessandra
Pedro, Clara Salles Machado Hirche
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem;
Fonética;
Fricativas interdentais;
Produção oral
topic Aprendizagem;
Fonética;
Fricativas interdentais;
Produção oral
description Neste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s].  Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120
10.26512/rhla.v10i2.1120
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v10i2.1120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120/970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344251518976