A produção das fricativas interdentais [ï] e [ï„] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagem
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120 |
Resumo: | Neste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s]. Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos. |
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A produção das fricativas interdentais [ï] e [ï„] na fala de brasileiros aprendizes do inglês: implicações ao processo de ensino-aprendizagemAprendizagem;Fonética;Fricativas interdentais;Produção oralNeste trabalho investigamos a produção das interdentais da língua inglesa, surda [P], como em with [´wIP], e sonora [D], como em that [´DEt], de acordo com o contexto: início, meio e final de palavra, a fim de compreender quais são as principais dificuldades que brasileiros aprendizes do inglês têm ao pronunciá-las e por quais fonemas eles as substituem. Em início de palavra, a fricativa interdental surda [P] representou 66, 67% das ocorrências e o fone [s] 33,33%. Não houve ocorrências de [f] e [t] nesse contexto. Em meio de palavra, houve 75% do fone [P] e 25% do [s]. Os fones [f] e [t] não foram produzidos nesse contexto. Em final de palavra, houve 66,67% de ocorrências de [P], 16,67% de [f] e 16,67 de [t]. Não houve a produção de [s] nesse contexto. A fricativa interdental sonora [D], em início de palavra, foi produzida em 13,33% das ocorrências e o fone [d]em 86,67%. Não houve ocorrência de [t] e [z] nesse contexto. Em meio de palavra, os informantes produziram o fone [t] para a fricativa interdental sonora em 100% dos casos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2012-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/112010.26512/rhla.v10i2.1120Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 2 (2011)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 2 (2011)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1120/970Dutra, AlessandraPedro, Clara Salles Machado Hircheinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:57:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1120Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.669419Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
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