A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/908 |
Resumo: | Este texto focaliza a referenciação na produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional. A referenciação consiste na construção e na reconstrução de objetos de discurso, produto resultante da atividade cognitiva e interativa. Dentre as formas de interação, a produção escrita é um processo interativo em virtude de os sentidos serem construídos pela interação escritor∕leitor e texto em processos complexos e multifacetados que envolvem experiências e∕ou conhecimentos anteriores, além do propósito discursivo do(s) interlocutor(es). Portanto, o texto é resultado de uma ação "em construção" realizada pelo uso da linguagem. Os dados para análise são extraídos de tarefas de produção escrita realizadas como parte das aulas de português como língua estrangeira e com sujeitos de diferentes níveis de proficiência, aprendizes de português como língua estrangeira adicional. Os resultados revelam o processamento textual dos aprendizes e suas especificidades decorrentes do nível de proficiência e das exigências da natureza e temática da tarefa. |
id |
UNB-30_9edc6f693aa2469447662a9d986d8d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivoReferenciação;Processamento sociocognitivo;Português como língua estrangeira adicionalEste texto focaliza a referenciação na produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional. A referenciação consiste na construção e na reconstrução de objetos de discurso, produto resultante da atividade cognitiva e interativa. Dentre as formas de interação, a produção escrita é um processo interativo em virtude de os sentidos serem construídos pela interação escritor∕leitor e texto em processos complexos e multifacetados que envolvem experiências e∕ou conhecimentos anteriores, além do propósito discursivo do(s) interlocutor(es). Portanto, o texto é resultado de uma ação "em construção" realizada pelo uso da linguagem. Os dados para análise são extraídos de tarefas de produção escrita realizadas como parte das aulas de português como língua estrangeira e com sujeitos de diferentes níveis de proficiência, aprendizes de português como língua estrangeira adicional. Os resultados revelam o processamento textual dos aprendizes e suas especificidades decorrentes do nível de proficiência e das exigências da natureza e temática da tarefa. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/90810.26512/rhla.v9i2.908Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 127Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 1272237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/908/785Rottava, Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:38:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.676787Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
title |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
spellingShingle |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo Rottava, Lucia Referenciação; Processamento sociocognitivo; Português como língua estrangeira adicional |
title_short |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
title_full |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
title_fullStr |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
title_full_unstemmed |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
title_sort |
A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo |
author |
Rottava, Lucia |
author_facet |
Rottava, Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rottava, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Referenciação; Processamento sociocognitivo; Português como língua estrangeira adicional |
topic |
Referenciação; Processamento sociocognitivo; Português como língua estrangeira adicional |
description |
Este texto focaliza a referenciação na produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional. A referenciação consiste na construção e na reconstrução de objetos de discurso, produto resultante da atividade cognitiva e interativa. Dentre as formas de interação, a produção escrita é um processo interativo em virtude de os sentidos serem construídos pela interação escritor∕leitor e texto em processos complexos e multifacetados que envolvem experiências e∕ou conhecimentos anteriores, além do propósito discursivo do(s) interlocutor(es). Portanto, o texto é resultado de uma ação "em construção" realizada pelo uso da linguagem. Os dados para análise são extraídos de tarefas de produção escrita realizadas como parte das aulas de português como língua estrangeira e com sujeitos de diferentes níveis de proficiência, aprendizes de português como língua estrangeira adicional. Os resultados revelam o processamento textual dos aprendizes e suas especificidades decorrentes do nível de proficiência e das exigências da natureza e temática da tarefa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/908 10.26512/rhla.v9i2.908 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/908 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v9i2.908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/908/785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 127 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 127 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345263394816 |