A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679 |
Resumo: | Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes. |
id |
UNB-30_c83c010c8f550f785495e2b4e88e5cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/679 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médioSegunda língua;L2;Insumo;Filtro sócio-afetivo;Abordagem;LIBRAS;Análise de abordagemNeste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/67910.26512/rhla.v8i1.679Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 8Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 82237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679/580Silva, José de SousaAlmeida Filho, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:53:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/679Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.070529Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
title |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
spellingShingle |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio Silva, José de Sousa Segunda língua; L2; Insumo; Filtro sócio-afetivo; Abordagem; LIBRAS; Análise de abordagem |
title_short |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
title_full |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
title_fullStr |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
title_sort |
A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio |
author |
Silva, José de Sousa |
author_facet |
Silva, José de Sousa Almeida Filho, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Filho, José Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José de Sousa Almeida Filho, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segunda língua; L2; Insumo; Filtro sócio-afetivo; Abordagem; LIBRAS; Análise de abordagem |
topic |
Segunda língua; L2; Insumo; Filtro sócio-afetivo; Abordagem; LIBRAS; Análise de abordagem |
description |
Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679 10.26512/rhla.v8i1.679 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v8i1.679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 8 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 8 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344788389889 |