A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José de Sousa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida Filho, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679
Resumo: Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.
id UNB-30_c83c010c8f550f785495e2b4e88e5cc7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/679
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médioSegunda língua;L2;Insumo;Filtro sócio-afetivo;Abordagem;LIBRAS;Análise de abordagemNeste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/67910.26512/rhla.v8i1.679Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 8Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 82237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679/580Silva, José de SousaAlmeida Filho, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:53:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/679Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.070529Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
title A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
spellingShingle A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
Silva, José de Sousa
Segunda língua;
L2;
Insumo;
Filtro sócio-afetivo;
Abordagem;
LIBRAS;
Análise de abordagem
title_short A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
title_full A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
title_fullStr A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
title_full_unstemmed A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
title_sort A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio
author Silva, José de Sousa
author_facet Silva, José de Sousa
Almeida Filho, José Carlos
author_role author
author2 Almeida Filho, José Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José de Sousa
Almeida Filho, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Segunda língua;
L2;
Insumo;
Filtro sócio-afetivo;
Abordagem;
LIBRAS;
Análise de abordagem
topic Segunda língua;
L2;
Insumo;
Filtro sócio-afetivo;
Abordagem;
LIBRAS;
Análise de abordagem
description Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679
10.26512/rhla.v8i1.679
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v8i1.679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/679/580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 8
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 8
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344788389889