Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores. Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education. |
id |
UNB-30_cc77d83570d810ca5ef83d70e7cd46ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1409 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeiraInteração em sala de aula;Ensino de língua estrangeira;Formação de professoresResumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores. Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/140910.26512/rhla.v14i2.1409Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409/1243Ferroni, RobertaOrtale, Fernanda Landucciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1409Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.499529Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
title |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira Ferroni, Roberta Interação em sala de aula; Ensino de língua estrangeira; Formação de professores |
title_short |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
title_full |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
title_sort |
Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira |
author |
Ferroni, Roberta |
author_facet |
Ferroni, Roberta Ortale, Fernanda Landucci |
author_role |
author |
author2 |
Ortale, Fernanda Landucci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferroni, Roberta Ortale, Fernanda Landucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação em sala de aula; Ensino de língua estrangeira; Formação de professores |
topic |
Interação em sala de aula; Ensino de língua estrangeira; Formação de professores |
description |
Resumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores. Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409 10.26512/rhla.v14i2.1409 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v14i2.1409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409/1243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345333649408 |