Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferroni, Roberta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ortale, Fernanda Landucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409
Resumo: Resumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores.   Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education.
id UNB-30_cc77d83570d810ca5ef83d70e7cd46ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1409
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeiraInteração em sala de aula;Ensino de língua estrangeira;Formação de professoresResumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores.   Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/140910.26512/rhla.v14i2.1409Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409/1243Ferroni, RobertaOrtale, Fernanda Landucciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1409Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.499529Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
title Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
spellingShingle Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
Ferroni, Roberta
Interação em sala de aula;
Ensino de língua estrangeira;
Formação de professores
title_short Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
title_full Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
title_fullStr Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
title_sort Perspectivas metodológicas para a análise da interação na sala de aula de língua estrangeira
author Ferroni, Roberta
author_facet Ferroni, Roberta
Ortale, Fernanda Landucci
author_role author
author2 Ortale, Fernanda Landucci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferroni, Roberta
Ortale, Fernanda Landucci
dc.subject.por.fl_str_mv Interação em sala de aula;
Ensino de língua estrangeira;
Formação de professores
topic Interação em sala de aula;
Ensino de língua estrangeira;
Formação de professores
description Resumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas metodológicas para o estudo da interação na sala de aula de língua estrangeira. Com um corpus coletado em aulas de italiano como língua estrangeira, são ilustrados três modelos, decorrentes das seguintes abordagens: a funcional, a etnometodológica e a etnográfica. Esperamos, com este estudo, demonstrar que a análise da interação constitui um instrumento potencialmente rico para propiciar espaços de análise e reflexão, no âmbito da formação de professores, sobre a configuração das interações entre professor e aluno. Tais posturas reflexivas podem contribuir, sobremaneira, para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensinar e aprender línguas. Palavras-chave: Interação em sala de aula. Ensino de língua estrangeira. Formação de professores.   Abstract This article presents different methodological perspectives for studying foreign language classroom interactions. Based on a corpus collected in classes where Italian was being taught as a foreign language, we illustrate three models derived from the following approaches: functional, ethnomethodological and ethnographic. We hope to demonstrate in this article that the analysis of interactions between teachers and students is a potentially rich instrument for studies and reflections within the field of teacher education. These reflections may contribute greatly to the understanding and improvement of the process of teaching and learning languages. Keywords: Classroom interaction. Foreign language teaching. Teacher education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409
10.26512/rhla.v14i2.1409
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v14i2.1409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1409/1243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345333649408