Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548 |
Resumo: | De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes à quelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. |
id |
UNB-30_d5eab0f837449eb67ac5119f34d9ead8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/548 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeiraInteração;Ensino-Aprendizagem;Inglês Como Língua Estrangeira (ILE)De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes à quelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/54810.26512/rhla.v7i1.548Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 7Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 72237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548/473Nogueira, Andrea Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:50:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/548Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:15.969025Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
title |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira Nogueira, Andrea Patricia Interação; Ensino-Aprendizagem; Inglês Como Língua Estrangeira (ILE) |
title_short |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
title_full |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
title_sort |
Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira |
author |
Nogueira, Andrea Patricia |
author_facet |
Nogueira, Andrea Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação; Ensino-Aprendizagem; Inglês Como Língua Estrangeira (ILE) |
topic |
Interação; Ensino-Aprendizagem; Inglês Como Língua Estrangeira (ILE) |
description |
De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes à quelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548 10.26512/rhla.v7i1.548 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v7i1.548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548/473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 7 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 7 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344212721664 |