Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Andrea Patricia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548
Resumo: De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes àquelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. 
id UNB-30_d5eab0f837449eb67ac5119f34d9ead8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/548
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeiraInteração;Ensino-Aprendizagem;Inglês Como Língua Estrangeira (ILE)De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes àquelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/54810.26512/rhla.v7i1.548Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 7Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 72237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548/473Nogueira, Andrea Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:50:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/548Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:15.969025Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
title Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
spellingShingle Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
Nogueira, Andrea Patricia
Interação;
Ensino-Aprendizagem;
Inglês Como Língua Estrangeira (ILE)
title_short Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
title_full Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
title_fullStr Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
title_sort Análise do processo de colaboração entre participantes durante a interação em sala de aula de língua estrangeira
author Nogueira, Andrea Patricia
author_facet Nogueira, Andrea Patricia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Interação;
Ensino-Aprendizagem;
Inglês Como Língua Estrangeira (ILE)
topic Interação;
Ensino-Aprendizagem;
Inglês Como Língua Estrangeira (ILE)
description De acordo com Vygotsky, o aprendizado efetivo ocorre quando há interação social entre duas ou mais pessoas com níveis diferentes de conhecimentos e habilidades. O objetivo geral da análise apresentada neste artigo é verificar de que maneira se dá o processo de colaboração entre alunos durante a aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora. Esse material foi produzido em um curso oferecido para professores da rede pública de São Paulo e elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ”“ Língua Estrangeira (1998). Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública na periferia de Guarulhos. Esta análise evidenciou que as atividades feitas em grupo possibilitaram a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora. O aprendizado de uma língua através da interação possibilita que os aprendizes troquem conhecimentos entre si e debatam idéias e opiniões sobre as atividades propostas em grupos, podendo, pois, prepará-los para agir com autonomia no futuro, em situações semelhantes àquelas enfrentadas nos momentos de aprendizagem. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548
10.26512/rhla.v7i1.548
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i1.548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/548/473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 7
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 7
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344212721664