Em defesa de uma formação linguística de qualidade para professores de línguas estrangeiras: o exame EPPLE
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1334 |
Resumo: | Resumo Neste artigo apresentamos as justificativas para um exame de proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica específico para professores de línguas estrangeiras no cenário brasileiro. Relatamos o trajeto histórico de atividades acadêmicas e de pesquisas desde o surgimento das ideias que motivaram nossa proposta, dentre as quais eventos nos quais a proposta foi apresentada, dissertações e teses ”“ defendidas e em andamento ”“ e ações mais recentes para a implementação do exame em maior escala. Com a implementação e disponibilização do EPPLE, espera-se que se (re)definam os objetivos e a metodologia do ensino das línguas estrangeiras nos cursos de formação de professores, ou seja, que os resultados das investigações e das aplicações do exame sejam revertidos para o aprimoramento da formação nos cursos de Letras no Brasil e tragam contribuições para pesquisas na área de avaliação de línguas. Palavras-chave: Avaliação. Língua estrangeira. Proficiência linguística. Formação de professores. Abstract In this article, we argue in favour of an examination of linguistic-communicative-pedagogic proficiency for foreign language teachers in the Brazilian context. A historical line of academic activities and research studies related to the proposal for this examination, since the initial ideas that have motivated our engagement in the project, is reported, which includes academic events where the proposal was presented, MA theses and PhD dissertations in which preliminary research data have been analysed, and other recent actions towards the implementation of the examination. Once the EPPLE examination is largely available, it is expected that the aims and the teaching methodology for foreign languages in teacher education courses be revised, that is, the research results based on data about the examination are expected to contribute towards improvements in teacher education Letters courses in Brazil, as well as provide contributions for the areas of language assessment and testing. Keywords: Assessment. Foreign languages. Language proficiency. Teacher education. |
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Em defesa de uma formação linguística de qualidade para professores de línguas estrangeiras: o exame EPPLEAvaliação;Língua estrangeira;Proficiência linguística;Formação de professoresResumo Neste artigo apresentamos as justificativas para um exame de proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica específico para professores de línguas estrangeiras no cenário brasileiro. Relatamos o trajeto histórico de atividades acadêmicas e de pesquisas desde o surgimento das ideias que motivaram nossa proposta, dentre as quais eventos nos quais a proposta foi apresentada, dissertações e teses ”“ defendidas e em andamento ”“ e ações mais recentes para a implementação do exame em maior escala. Com a implementação e disponibilização do EPPLE, espera-se que se (re)definam os objetivos e a metodologia do ensino das línguas estrangeiras nos cursos de formação de professores, ou seja, que os resultados das investigações e das aplicações do exame sejam revertidos para o aprimoramento da formação nos cursos de Letras no Brasil e tragam contribuições para pesquisas na área de avaliação de línguas. Palavras-chave: Avaliação. Língua estrangeira. Proficiência linguística. Formação de professores. Abstract In this article, we argue in favour of an examination of linguistic-communicative-pedagogic proficiency for foreign language teachers in the Brazilian context. A historical line of academic activities and research studies related to the proposal for this examination, since the initial ideas that have motivated our engagement in the project, is reported, which includes academic events where the proposal was presented, MA theses and PhD dissertations in which preliminary research data have been analysed, and other recent actions towards the implementation of the examination. Once the EPPLE examination is largely available, it is expected that the aims and the teaching methodology for foreign languages in teacher education courses be revised, that is, the research results based on data about the examination are expected to contribute towards improvements in teacher education Letters courses in Brazil, as well as provide contributions for the areas of language assessment and testing. Keywords: Assessment. Foreign languages. Language proficiency. Teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133410.26512/rhla.v13i1.1334Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1334/1168Consolo, Douglas AltamiroTeixeira da Silva, Vera Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1334Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.404755Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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