Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Oliveira, Dalila
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520
Resumo: O artigo discute algumas questões relativas às políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.
id UNB-32_0054e7e143684861440849f985a4e6ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3520
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e ChilePolítica educacional;América Latina;RegulaçãoO artigo discute algumas questões relativas às políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/352010.26512/lc.v15i28.3520Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-621981-04311516-489610.26512/lc.v15i28reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520/3208Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Oliveira, Dalila2022-09-09T16:21:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3520Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:21:25Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
title Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
spellingShingle Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
Andrade Oliveira, Dalila
Política educacional;
América Latina;
Regulação
title_short Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
title_full Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
title_fullStr Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
title_full_unstemmed Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
title_sort Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
author Andrade Oliveira, Dalila
author_facet Andrade Oliveira, Dalila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Oliveira, Dalila
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional;
América Latina;
Regulação
topic Política educacional;
América Latina;
Regulação
description O artigo discute algumas questões relativas às políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520
10.26512/lc.v15i28.3520
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i28.3520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520/3208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i28
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285396119552