The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554 |
Resumo: | Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los. |
id |
UNB-32_06f4fea5c8fcdf749d8873996bcd302f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50554 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable childrenEl río de la vida en la investigación-intervención con niñas en vulnerabilidad socialO rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade socialEducación Integral en Salud EscolarNiños de grupos minoritariosDerechos de los niñosSalutogénesisComprehensive School Health EducationMinority Group ChildrenChildren's RightsSalutogenesisEducação Integral em Saúde EscolarCrianças de Grupos MinoritáriosDireitos da CriançaSalutogêneseUm ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5055410.26512/lc29202350554Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554Linhas Críticas; v. 29 (2023); e505541981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporspahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38821https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38823https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38822https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38824Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Victor José Machado de2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50554Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children El río de la vida en la investigación-intervención con niñas en vulnerabilidad social O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social |
title |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
spellingShingle |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children Oliveira, Victor José Machado de Educación Integral en Salud Escolar Niños de grupos minoritarios Derechos de los niños Salutogénesis Comprehensive School Health Education Minority Group Children Children's Rights Salutogenesis Educação Integral em Saúde Escolar Crianças de Grupos Minoritários Direitos da Criança Salutogênese |
title_short |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
title_full |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
title_fullStr |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
title_full_unstemmed |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
title_sort |
The river of life in intervention-research with socially vulnerable children |
author |
Oliveira, Victor José Machado de |
author_facet |
Oliveira, Victor José Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor José Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Integral en Salud Escolar Niños de grupos minoritarios Derechos de los niños Salutogénesis Comprehensive School Health Education Minority Group Children Children's Rights Salutogenesis Educação Integral em Saúde Escolar Crianças de Grupos Minoritários Direitos da Criança Salutogênese |
topic |
Educación Integral en Salud Escolar Niños de grupos minoritarios Derechos de los niños Salutogénesis Comprehensive School Health Education Minority Group Children Children's Rights Salutogenesis Educação Integral em Saúde Escolar Crianças de Grupos Minoritários Direitos da Criança Salutogênese |
description |
Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554 10.26512/lc29202350554 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc29202350554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38821 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38823 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38822 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554 Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554 Linhas Críticas; v. 29 (2023); e50554 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v29i reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309289123807232 |