The river of life in intervention-research with socially vulnerable children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor José Machado de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554
Resumo: Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.
id UNB-32_06f4fea5c8fcdf749d8873996bcd302f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50554
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling The river of life in intervention-research with socially vulnerable childrenEl río de la vida en la investigación-intervención con niñas en vulnerabilidad socialO rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade socialEducación Integral en Salud EscolarNiños de grupos minoritariosDerechos de los niñosSalutogénesisComprehensive School Health EducationMinority Group ChildrenChildren's RightsSalutogenesisEducação Integral em Saúde EscolarCrianças de Grupos MinoritáriosDireitos da CriançaSalutogêneseUm ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5055410.26512/lc29202350554Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e505541981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporspahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38821https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38823https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38822https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38824Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Victor José Machado de2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50554Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
El río de la vida en la investigación-intervención con niñas en vulnerabilidad social
O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social
title The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
spellingShingle The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
Oliveira, Victor José Machado de
Educación Integral en Salud Escolar
Niños de grupos minoritarios
Derechos de los niños
Salutogénesis
Comprehensive School Health Education
Minority Group Children
Children's Rights
Salutogenesis
Educação Integral em Saúde Escolar
Crianças de Grupos Minoritários
Direitos da Criança
Salutogênese
title_short The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
title_full The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
title_fullStr The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
title_full_unstemmed The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
title_sort The river of life in intervention-research with socially vulnerable children
author Oliveira, Victor José Machado de
author_facet Oliveira, Victor José Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor José Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Integral en Salud Escolar
Niños de grupos minoritarios
Derechos de los niños
Salutogénesis
Comprehensive School Health Education
Minority Group Children
Children's Rights
Salutogenesis
Educação Integral em Saúde Escolar
Crianças de Grupos Minoritários
Direitos da Criança
Salutogênese
topic Educación Integral en Salud Escolar
Niños de grupos minoritarios
Derechos de los niños
Salutogénesis
Comprehensive School Health Education
Minority Group Children
Children's Rights
Salutogenesis
Educação Integral em Saúde Escolar
Crianças de Grupos Minoritários
Direitos da Criança
Salutogênese
description Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554
10.26512/lc29202350554
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554
identifier_str_mv 10.26512/lc29202350554
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38821
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38823
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38822
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50554/38824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Victor José Machado de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50554
Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e50554
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v29i
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309289123807232