Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3566 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira. |
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Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no BrasilFormação profissional;Educação comparada;Reforma da educação profissional e tecnológicaEste artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/356610.26512/lc.v16i30.3566Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 49-70Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 49-70Linhas Críticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 49-701981-04311516-489610.26512/lc.v16i30reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3566/3251Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Olgamir Francisco deKipnis, Bernardo2022-09-09T16:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3566Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:29:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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