Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3099 |
Resumo: | O artigo a seguir trata do atendimento a candidatos portadores de necessidades especiais (PNEs) que participam dos concursos realizados pela Universidade de Brasília (UnB). Embora preste esse tipo de atendimento em todos os eventos que organiza, no que segue centramos a nossa atenção nos processos seletivos de acesso à UnB, quais sejam o vestibular e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Na primeira parte do artigo, são explicadas as motivações que levam a UnB a dar a devida importância à questão do atendimento diferenciado. Em seguida, trata-se dos atendimentos que são realizados e apresentam-se, detalhadamente, vários dos procedimentos adotados. Por fim, são mostrados alguns dos números relativos ao acesso de alunos portadores de necessidades especiais na UnB. |
id |
UNB-32_0e198c50269d1520fcd63f8dd88dbf8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3099 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de BrasíliaPortadores de necessidades especiais (PNEs);Atendimento diferenciado;Acesso à Universidade de Brasília;Inclusão;DeficiênciaO artigo a seguir trata do atendimento a candidatos portadores de necessidades especiais (PNEs) que participam dos concursos realizados pela Universidade de Brasília (UnB). Embora preste esse tipo de atendimento em todos os eventos que organiza, no que segue centramos a nossa atenção nos processos seletivos de acesso à UnB, quais sejam o vestibular e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Na primeira parte do artigo, são explicadas as motivações que levam a UnB a dar a devida importância à questão do atendimento diferenciado. Em seguida, trata-se dos atendimentos que são realizados e apresentam-se, detalhadamente, vários dos procedimentos adotados. Por fim, são mostrados alguns dos números relativos ao acesso de alunos portadores de necessidades especiais na UnB. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309910.26512/lc.v9i16.3099Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 127-140Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 127-140Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 127-1401981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3099/2785Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marcus Vinícius AraújoRabelo, Mauro Luiz2022-09-09T14:39:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3099Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:39:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
title |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
spellingShingle |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília Soares, Marcus Vinícius Araújo Portadores de necessidades especiais (PNEs); Atendimento diferenciado; Acesso à Universidade de Brasília; Inclusão; Deficiência |
title_short |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
title_full |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
title_fullStr |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
title_sort |
Atendimento a candidatos com necessidades especiais nos processos seletivos da Universidade de Brasília |
author |
Soares, Marcus Vinícius Araújo |
author_facet |
Soares, Marcus Vinícius Araújo Rabelo, Mauro Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Mauro Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marcus Vinícius Araújo Rabelo, Mauro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portadores de necessidades especiais (PNEs); Atendimento diferenciado; Acesso à Universidade de Brasília; Inclusão; Deficiência |
topic |
Portadores de necessidades especiais (PNEs); Atendimento diferenciado; Acesso à Universidade de Brasília; Inclusão; Deficiência |
description |
O artigo a seguir trata do atendimento a candidatos portadores de necessidades especiais (PNEs) que participam dos concursos realizados pela Universidade de Brasília (UnB). Embora preste esse tipo de atendimento em todos os eventos que organiza, no que segue centramos a nossa atenção nos processos seletivos de acesso à UnB, quais sejam o vestibular e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Na primeira parte do artigo, são explicadas as motivações que levam a UnB a dar a devida importância à questão do atendimento diferenciado. Em seguida, trata-se dos atendimentos que são realizados e apresentam-se, detalhadamente, vários dos procedimentos adotados. Por fim, são mostrados alguns dos números relativos ao acesso de alunos portadores de necessidades especiais na UnB. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3099 10.26512/lc.v9i16.3099 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3099 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i16.3099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3099/2785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 127-140 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 127-140 Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 127-140 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i16 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284952571904 |