Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3189 |
Resumo: | O artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas. |
id |
UNB-32_1226505d2a966a9fab588f1efec5eb90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3189 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolarEducação;Gestão;Autoritarismo;IndisciplinaO artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/318910.26512/lc.v10i18.3189Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-48Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-48Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-481981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3189/2877Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Ana Elizabeth Maia de2022-09-09T14:50:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3189Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:50:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
title |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
spellingShingle |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de Educação; Gestão; Autoritarismo; Indisciplina |
title_short |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
title_full |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
title_fullStr |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
title_sort |
Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar |
author |
Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de |
author_facet |
Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Gestão; Autoritarismo; Indisciplina |
topic |
Educação; Gestão; Autoritarismo; Indisciplina |
description |
O artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3189 10.26512/lc.v10i18.3189 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3189 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v10i18.3189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3189/2877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-48 Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-48 Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 33-48 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v10i18 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284975640576 |