Educação a distância: concepção e desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166 |
Resumo: | Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas. |
id |
UNB-32_3771f25ca0271475116f4b7b643ab4da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3166 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância: concepção e desenvolvimentoEducação a distância;Comunicação mediada;Modelos pedagógicos;Aprendizagem colaborativa em rede;Sistema de respostas automatizadasEste artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/316610.26512/lc.v9i17.3166Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-2121981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166/2854Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eva Waisros2022-09-09T14:44:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3166Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:32Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
title |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
spellingShingle |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento Pereira, Eva Waisros Educação a distância; Comunicação mediada; Modelos pedagógicos; Aprendizagem colaborativa em rede; Sistema de respostas automatizadas |
title_short |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
title_full |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
title_fullStr |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
title_sort |
Educação a distância: concepção e desenvolvimento |
author |
Pereira, Eva Waisros |
author_facet |
Pereira, Eva Waisros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eva Waisros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância; Comunicação mediada; Modelos pedagógicos; Aprendizagem colaborativa em rede; Sistema de respostas automatizadas |
topic |
Educação a distância; Comunicação mediada; Modelos pedagógicos; Aprendizagem colaborativa em rede; Sistema de respostas automatizadas |
description |
Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166 10.26512/lc.v9i17.3166 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166/2854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284960960512 |