Educação a distância: concepção e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eva Waisros
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166
Resumo: Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.   
id UNB-32_3771f25ca0271475116f4b7b643ab4da
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3166
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Educação a distância: concepção e desenvolvimentoEducação a distância;Comunicação mediada;Modelos pedagógicos;Aprendizagem colaborativa em rede;Sistema de respostas automatizadasEste artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/316610.26512/lc.v9i17.3166Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-2121981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166/2854Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eva Waisros2022-09-09T14:44:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3166Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:32Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: concepção e desenvolvimento
title Educação a distância: concepção e desenvolvimento
spellingShingle Educação a distância: concepção e desenvolvimento
Pereira, Eva Waisros
Educação a distância;
Comunicação mediada;
Modelos pedagógicos;
Aprendizagem colaborativa em rede;
Sistema de respostas automatizadas
title_short Educação a distância: concepção e desenvolvimento
title_full Educação a distância: concepção e desenvolvimento
title_fullStr Educação a distância: concepção e desenvolvimento
title_full_unstemmed Educação a distância: concepção e desenvolvimento
title_sort Educação a distância: concepção e desenvolvimento
author Pereira, Eva Waisros
author_facet Pereira, Eva Waisros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eva Waisros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância;
Comunicação mediada;
Modelos pedagógicos;
Aprendizagem colaborativa em rede;
Sistema de respostas automatizadas
topic Educação a distância;
Comunicação mediada;
Modelos pedagógicos;
Aprendizagem colaborativa em rede;
Sistema de respostas automatizadas
description Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166
10.26512/lc.v9i17.3166
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3166/2854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 197-212
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284960960512