A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173 |
Resumo: | Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha. |
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A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"Informática educativa;Educação especial;Deficiência mental;Software educativo;Recurso pedagógico;Hércules e JilóTrata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317310.26512/lc.v9i17.3173Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-2481981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173/2859Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda de2022-08-12T20:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3173Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-08-12T20:01:11Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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