A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amaralina Miranda de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173
Resumo: Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.   
id UNB-32_39931b5aa21ece83a0cda5f9f8c35703
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3173
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"Informática educativa;Educação especial;Deficiência mental;Software educativo;Recurso pedagógico;Hércules e JilóTrata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317310.26512/lc.v9i17.3173Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-2481981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173/2859Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda de2022-08-12T20:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3173Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-08-12T20:01:11Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
title A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
spellingShingle A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
Souza, Amaralina Miranda de
Informática educativa;
Educação especial;
Deficiência mental;
Software educativo;
Recurso pedagógico;
Hércules e Jiló
title_short A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
title_full A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
title_fullStr A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
title_full_unstemmed A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
title_sort A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
author Souza, Amaralina Miranda de
author_facet Souza, Amaralina Miranda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educativa;
Educação especial;
Deficiência mental;
Software educativo;
Recurso pedagógico;
Hércules e Jiló
topic Informática educativa;
Educação especial;
Deficiência mental;
Software educativo;
Recurso pedagógico;
Hércules e Jiló
description Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173
10.26512/lc.v9i17.3173
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3173/2859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 233-248
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284964106240