Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeta, Juliana Eugênia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Delano Moody Simões da, Lima, Lídia Moreira de, Alves, Euler Brennequer Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8223
Resumo: In this article, we aim to analyze the use of the instrument - mediated narrative interview in research on teacher identity in two contexts: PIBID - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching and Education of Youths and Adults. Therefore, we use the thematic dialogical analysis to analyze a master's dissertation, two articles and a research report. The use of the instrument-mediated narrative interview has favored the construction of investigative contexts that provoke the self-talk through the interviewee's interaction with an object that is referred toits history. In the case of research on teacher identity, the use of instruments has favored the positioning of the person as teacher.
id UNB-32_46aeaa5617d31ab240e5437f4491bd3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8223
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docenteEntrevista narrativa mediadaInstrumentosIdentidade docenteEntrevista narrativa mediada. Instrumentos. Identidad docente.Mediated narrative interview. Instruments. Teacher identity.In this article, we aim to analyze the use of the instrument - mediated narrative interview in research on teacher identity in two contexts: PIBID - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching and Education of Youths and Adults. Therefore, we use the thematic dialogical analysis to analyze a master's dissertation, two articles and a research report. The use of the instrument-mediated narrative interview has favored the construction of investigative contexts that provoke the self-talk through the interviewee's interaction with an object that is referred toits history. In the case of research on teacher identity, the use of instruments has favored the positioning of the person as teacher.En este artículo, tenemos como objetivo analizar el uso de la entrevista narrativa mediada por instrumentos en investigaciones sobre la identidad docente en dos contextos: PIBID - Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia y Educación de Jóvenes y Adultos. Para ello, usamos el análisis temático dialógico para analizar una disertación de maestría, dos artículos y un informe de investigación. El uso de la entrevista narrativa mediada por instrumentos ha favorecido la construcción de contextos investigativos que provocan el hablar de sí por medio de la interacción del / la entrevistado/a con un objeto que se remite a su historia. En el caso de las investigaciones sobre la identidad docente, el uso de instrumentos ha favorecido el posicionamiento de la persona como profesor / a.Neste artigo, temos o objetivo de analisar o uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos em pesquisas sobre a identidade docente em dois contextos: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos a análise temática dialógica para analisar uma dissertação de mestrado, dois artigos e um relatório de pesquisa. O uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos tem favorecido a construção de contextos investigativos que provocam o falar de si por meio da interação do/a entrevistado/a com um objeto que se remete à sua história. No caso das pesquisas sobre a identidade docente, o uso de instrumentos tem favorecido o posicionamento da pessoa como professor/a.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/822310.26512/lc.v23i51.8223Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-289Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-289Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-2891981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8223/6736Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaixeta, Juliana EugêniaSilva, Delano Moody Simões daLima, Lídia Moreira deAlves, Euler Brennequer Santos2021-09-14T22:59:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8223Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T22:59:18Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
title Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
spellingShingle Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
Caixeta, Juliana Eugênia
Entrevista narrativa mediada
Instrumentos
Identidade docente
Entrevista narrativa mediada. Instrumentos. Identidad docente.
Mediated narrative interview. Instruments. Teacher identity.
title_short Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
title_full Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
title_fullStr Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
title_full_unstemmed Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
title_sort Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente
author Caixeta, Juliana Eugênia
author_facet Caixeta, Juliana Eugênia
Silva, Delano Moody Simões da
Lima, Lídia Moreira de
Alves, Euler Brennequer Santos
author_role author
author2 Silva, Delano Moody Simões da
Lima, Lídia Moreira de
Alves, Euler Brennequer Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caixeta, Juliana Eugênia
Silva, Delano Moody Simões da
Lima, Lídia Moreira de
Alves, Euler Brennequer Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista narrativa mediada
Instrumentos
Identidade docente
Entrevista narrativa mediada. Instrumentos. Identidad docente.
Mediated narrative interview. Instruments. Teacher identity.
topic Entrevista narrativa mediada
Instrumentos
Identidade docente
Entrevista narrativa mediada. Instrumentos. Identidad docente.
Mediated narrative interview. Instruments. Teacher identity.
description In this article, we aim to analyze the use of the instrument - mediated narrative interview in research on teacher identity in two contexts: PIBID - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching and Education of Youths and Adults. Therefore, we use the thematic dialogical analysis to analyze a master's dissertation, two articles and a research report. The use of the instrument-mediated narrative interview has favored the construction of investigative contexts that provoke the self-talk through the interviewee's interaction with an object that is referred toits history. In the case of research on teacher identity, the use of instruments has favored the positioning of the person as teacher.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8223
10.26512/lc.v23i51.8223
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8223
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i51.8223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8223/6736
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-289
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-289
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 268-289
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i51
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309286863077376