Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Luiz Fernandes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável.
id UNB-32_57039ec5b11fef21b3cbe92bc7465afc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3218
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no BrasilEducação superior;Políticas e gestão;Sistemas;Expansão;Privatização;MercantilizaçãoO presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321810.26512/lc.v11i20.3218Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-1181981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218/2903Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Luiz Fernandes2022-09-09T15:39:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3218Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:57Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
title Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
spellingShingle Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
Dourado, Luiz Fernandes
Educação superior;
Políticas e gestão;
Sistemas;
Expansão;
Privatização;
Mercantilização
title_short Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
title_full Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
title_fullStr Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
title_full_unstemmed Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
title_sort Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
author Dourado, Luiz Fernandes
author_facet Dourado, Luiz Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Luiz Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior;
Políticas e gestão;
Sistemas;
Expansão;
Privatização;
Mercantilização
topic Educação superior;
Políticas e gestão;
Sistemas;
Expansão;
Privatização;
Mercantilização
description O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218
10.26512/lc.v11i20.3218
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i20.3218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218/2903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i20
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285010243584