Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável. |
id |
UNB-32_57039ec5b11fef21b3cbe92bc7465afc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3218 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no BrasilEducação superior;Políticas e gestão;Sistemas;Expansão;Privatização;MercantilizaçãoO presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321810.26512/lc.v11i20.3218Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-1181981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218/2903Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Luiz Fernandes2022-09-09T15:39:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3218Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:57Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
title |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
spellingShingle |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil Dourado, Luiz Fernandes Educação superior; Políticas e gestão; Sistemas; Expansão; Privatização; Mercantilização |
title_short |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
title_full |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
title_fullStr |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
title_sort |
Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil |
author |
Dourado, Luiz Fernandes |
author_facet |
Dourado, Luiz Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Luiz Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior; Políticas e gestão; Sistemas; Expansão; Privatização; Mercantilização |
topic |
Educação superior; Políticas e gestão; Sistemas; Expansão; Privatização; Mercantilização |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218 10.26512/lc.v11i20.3218 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i20.3218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3218/2903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118 Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 103-118 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i20 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285010243584 |