Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lucília Regina de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3571
Resumo: A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.
id UNB-32_5ee81eb148f122d97b48fd909131eac1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos TecnológicosEducação profissional e tecnológica;Áreas profissionais;Eixos tecnológicosA sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/357110.26512/lc.v16i30.3571Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-108Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-108Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-1081981-04311516-489610.26512/lc.v16i30reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3571/3255Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Lucília Regina de Souza2022-09-09T16:29:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:29:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
title Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
spellingShingle Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
Machado, Lucília Regina de Souza
Educação profissional e tecnológica;
Áreas profissionais;
Eixos tecnológicos
title_short Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
title_full Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
title_fullStr Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
title_full_unstemmed Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
title_sort Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
author Machado, Lucília Regina de Souza
author_facet Machado, Lucília Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lucília Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica;
Áreas profissionais;
Eixos tecnológicos
topic Educação profissional e tecnológica;
Áreas profissionais;
Eixos tecnológicos
description A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3571
10.26512/lc.v16i30.3571
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3571
identifier_str_mv 10.26512/lc.v16i30.3571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3571/3255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-108
Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-108
Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 89-108
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v16i30
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285427576832