Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19421 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar. |
id |
UNB-32_635c3c74076dbdc35b31f2c93435054b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19421 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressãoPráticas curricularesNarrativaTransgressãoO presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942110.26512/lc.v23i52.19421Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19421/17975Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetrucci-Rosa, Maria Inês2021-09-13T18:16:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19421Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:16:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
title |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
spellingShingle |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão Petrucci-Rosa, Maria Inês Práticas curriculares Narrativa Transgressão |
title_short |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
title_full |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
title_fullStr |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
title_full_unstemmed |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
title_sort |
Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão |
author |
Petrucci-Rosa, Maria Inês |
author_facet |
Petrucci-Rosa, Maria Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas curriculares Narrativa Transgressão |
topic |
Práticas curriculares Narrativa Transgressão |
description |
O presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19421 10.26512/lc.v23i52.19421 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19421 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i52.19421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19421/17975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i52 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309287262584832 |