Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amaralina Miranda de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santos, Gilberto Lacerda dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho.   
id UNB-32_791c19dac2db433c56a85df747a7679e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2911
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mentalSoftware educativoFormação de professoresEducação especialDeficiência mentalNeste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/291110.26512/lc.v7i13.2911Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 275-288Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 275-288Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 13 (2001); 275-2881981-04311516-489610.26512/lc.v7i13reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911/2615Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda deSantos, Gilberto Lacerda dos2022-09-09T14:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2911Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:16:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
title Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
spellingShingle Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
Souza, Amaralina Miranda de
Software educativo
Formação de professores
Educação especial
Deficiência mental
title_short Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
title_full Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
title_fullStr Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
title_full_unstemmed Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
title_sort Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
author Souza, Amaralina Miranda de
author_facet Souza, Amaralina Miranda de
Santos, Gilberto Lacerda dos
author_role author
author2 Santos, Gilberto Lacerda dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
Santos, Gilberto Lacerda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Software educativo
Formação de professores
Educação especial
Deficiência mental
topic Software educativo
Formação de professores
Educação especial
Deficiência mental
description Neste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911
10.26512/lc.v7i13.2911
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i13.2911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911/2615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 275-288
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 275-288
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 13 (2001); 275-288
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i13
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284907483136