Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho. |
id |
UNB-32_791c19dac2db433c56a85df747a7679e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2911 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mentalSoftware educativoFormação de professoresEducação especialDeficiência mentalNeste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/291110.26512/lc.v7i13.2911Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 275-288Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 275-288Linhas Críticas; v. 7 n. 13 (2001); 275-2881981-04311516-489610.26512/lc.v7i13reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911/2615Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda deSantos, Gilberto Lacerda dos2022-09-09T14:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2911Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:16:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
title |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
spellingShingle |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental Souza, Amaralina Miranda de Software educativo Formação de professores Educação especial Deficiência mental |
title_short |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
title_full |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
title_fullStr |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
title_full_unstemmed |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
title_sort |
Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental |
author |
Souza, Amaralina Miranda de |
author_facet |
Souza, Amaralina Miranda de Santos, Gilberto Lacerda dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gilberto Lacerda dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Amaralina Miranda de Santos, Gilberto Lacerda dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educativo Formação de professores Educação especial Deficiência mental |
topic |
Software educativo Formação de professores Educação especial Deficiência mental |
description |
Neste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911 10.26512/lc.v7i13.2911 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v7i13.2911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2911/2615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 275-288 Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 275-288 Linhas Críticas; v. 7 n. 13 (2001); 275-288 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v7i13 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284907483136 |