Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752 |
Resumo: | O texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática. |
id |
UNB-32_7d7e89d00d8d6e2b147111b96d0d4a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2752 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educaçãoAvaliação institucional;Avaliação da educação superior;Avaliação e democratização da educação;Política de avaliação da educaçãoO texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275210.26512/lc.v5i9.2752Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 31-58Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 31-58Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 31-581981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752/2459Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni, Isaura2022-09-09T11:39:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2752Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:39:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
title |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
spellingShingle |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação Belloni, Isaura Avaliação institucional; Avaliação da educação superior; Avaliação e democratização da educação; Política de avaliação da educação |
title_short |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
title_full |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
title_fullStr |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
title_sort |
Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação |
author |
Belloni, Isaura |
author_facet |
Belloni, Isaura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belloni, Isaura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional; Avaliação da educação superior; Avaliação e democratização da educação; Política de avaliação da educação |
topic |
Avaliação institucional; Avaliação da educação superior; Avaliação e democratização da educação; Política de avaliação da educação |
description |
O texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752 10.26512/lc.v5i9.2752 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v5i9.2752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752/2459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 31-58 Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 31-58 Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 31-58 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v5i9 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284574035968 |