Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloni, Isaura
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752
Resumo: O texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática.
id UNB-32_7d7e89d00d8d6e2b147111b96d0d4a14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2752
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educaçãoAvaliação institucional;Avaliação da educação superior;Avaliação e democratização da educação;Política de avaliação da educaçãoO texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275210.26512/lc.v5i9.2752Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 31-58Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 31-58Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 31-581981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752/2459Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni, Isaura2022-09-09T11:39:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2752Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:39:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
title Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
spellingShingle Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
Belloni, Isaura
Avaliação institucional;
Avaliação da educação superior;
Avaliação e democratização da educação;
Política de avaliação da educação
title_short Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
title_full Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
title_fullStr Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
title_full_unstemmed Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
title_sort Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação
author Belloni, Isaura
author_facet Belloni, Isaura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloni, Isaura
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional;
Avaliação da educação superior;
Avaliação e democratização da educação;
Política de avaliação da educação
topic Avaliação institucional;
Avaliação da educação superior;
Avaliação e democratização da educação;
Política de avaliação da educação
description O texto analisa a avaliação institucional, seus objetivos e finalidades, princípios e características, seus usos e modo de fazer. Considera a avaliação como instrumento de melhoria da educação - da sua qualidade e democratização - com impacto no processo de transformação social. Define avaliação institucional, explicita semelhanças e diferenças em relação à avaliação educacional e a outros tipos de instituições ou organizações. Detalha objetivos, finalidades e participantes; utilidade e relevância; princípios e características orientadores de um processo avaliativo voltado para a melhoria da qualidade. Examina ações da política do Governo Federal: o Sistema de Avaliação da Educação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (o "provão") e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Finalmente, considera os avanços e as dificuldades da avaliação como instrumento privilegiado para melhoria da qualidade e da eficiência da educação, tornando-a mais democrática.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752
10.26512/lc.v5i9.2752
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752/2459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 31-58
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 31-58
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 31-58
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284574035968