Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3349 |
Resumo: | O presente trabalho discute a produção colaborativa do conhecimento na Web, provendo uma análise de como contribuições divergentes provenientes dos indivíduos tornam-se um conhecimento convergente compartilhado. Uma colaboração profícua pode desencadear a criação de algo inovador que não pode ser atribuído a nenhum aluno específico. Durante a produção colaborativa pode emergir um conhecimento que não pode ser construído individualmente. Será usada uma abordagem com base na lógica dialética, para descrever uma das possíveis maneiras pelas quais a construção do conhecimento colaborativa pode ocorrer. |
id |
UNB-32_83713d06165b08278d744274e215be5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3349 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na webAprendizagem colaborativa;Lógica dialética;Representação social;Produção do conhecimento;Tecnologia na educaçãoO presente trabalho discute a produção colaborativa do conhecimento na Web, provendo uma análise de como contribuições divergentes provenientes dos indivíduos tornam-se um conhecimento convergente compartilhado. Uma colaboração profícua pode desencadear a criação de algo inovador que não pode ser atribuído a nenhum aluno específico. Durante a produção colaborativa pode emergir um conhecimento que não pode ser construído individualmente. Será usada uma abordagem com base na lógica dialética, para descrever uma das possíveis maneiras pelas quais a construção do conhecimento colaborativa pode ocorrer. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/334910.26512/lc.v13i24.3349Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-130Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-130Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-1301981-04311516-489610.26512/lc.v13i24reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3349/3036Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Deller James2022-09-09T16:01:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3349Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:01:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
title |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
spellingShingle |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web Ferreira, Deller James Aprendizagem colaborativa; Lógica dialética; Representação social; Produção do conhecimento; Tecnologia na educação |
title_short |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
title_full |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
title_fullStr |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
title_full_unstemmed |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
title_sort |
Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web |
author |
Ferreira, Deller James |
author_facet |
Ferreira, Deller James |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Deller James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa; Lógica dialética; Representação social; Produção do conhecimento; Tecnologia na educação |
topic |
Aprendizagem colaborativa; Lógica dialética; Representação social; Produção do conhecimento; Tecnologia na educação |
description |
O presente trabalho discute a produção colaborativa do conhecimento na Web, provendo uma análise de como contribuições divergentes provenientes dos indivíduos tornam-se um conhecimento convergente compartilhado. Uma colaboração profícua pode desencadear a criação de algo inovador que não pode ser atribuído a nenhum aluno específico. Durante a produção colaborativa pode emergir um conhecimento que não pode ser construído individualmente. Será usada uma abordagem com base na lógica dialética, para descrever uma das possíveis maneiras pelas quais a construção do conhecimento colaborativa pode ocorrer. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3349 10.26512/lc.v13i24.3349 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3349 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v13i24.3349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3349/3036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-130 Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-130 Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 115-130 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v13i24 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285346836480 |