Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ione Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barrichello, Fernanda Araujo, Tomasi, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3641
Resumo: Neste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o "capital escolar" dos pais e a renda familiar.
id UNB-32_8a9d50660d386080d405bcf3bf064661
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?Ensino superior;Vestibular;Ensino médio;MeritocraciaNeste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o "capital escolar" dos pais e a renda familiar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/364110.26512/lc.v16i31.3641Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-418Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-418Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-4181981-04311516-489610.26512/lc.v16i31reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3641/3323Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Ione RibeiroBarrichello, Fernanda AraujoTomasi, Juliane2022-09-09T16:37:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:37:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
title Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
spellingShingle Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
Valle, Ione Ribeiro
Ensino superior;
Vestibular;
Ensino médio;
Meritocracia
title_short Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
title_full Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
title_fullStr Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
title_full_unstemmed Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
title_sort Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?
author Valle, Ione Ribeiro
author_facet Valle, Ione Ribeiro
Barrichello, Fernanda Araujo
Tomasi, Juliane
author_role author
author2 Barrichello, Fernanda Araujo
Tomasi, Juliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Barrichello, Fernanda Araujo
Tomasi, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior;
Vestibular;
Ensino médio;
Meritocracia
topic Ensino superior;
Vestibular;
Ensino médio;
Meritocracia
description Neste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o "capital escolar" dos pais e a renda familiar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3641
10.26512/lc.v16i31.3641
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3641
identifier_str_mv 10.26512/lc.v16i31.3641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3641/3323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-418
Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-418
Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 391-418
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v16i31
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285734809600