As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tramontina, Carla Cristine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134
Resumo: Pensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho.
id UNB-32_8acbde1b300453dd17961c6ad0f08984
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23134
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino SuperiorAvaliação do Ensino SuperiorEnsino e aprendizagemPensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2313410.26512/lc.v25.2019.23134Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e23134Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e231341981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/24351https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/31702Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTramontina, Carla Cristine2022-02-08T21:35:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23134Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T21:35:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
title As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
spellingShingle As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
Tramontina, Carla Cristine
Avaliação do Ensino Superior
Ensino e aprendizagem
title_short As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
title_full As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
title_fullStr As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
title_full_unstemmed As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
title_sort As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
author Tramontina, Carla Cristine
author_facet Tramontina, Carla Cristine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tramontina, Carla Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do Ensino Superior
Ensino e aprendizagem
topic Avaliação do Ensino Superior
Ensino e aprendizagem
description Pensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134
10.26512/lc.v25.2019.23134
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134
identifier_str_mv 10.26512/lc.v25.2019.23134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/24351
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/31702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e23134
Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v25.2019
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309287380025344