As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134 |
Resumo: | Pensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho. |
id |
UNB-32_8acbde1b300453dd17961c6ad0f08984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23134 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino SuperiorAvaliação do Ensino SuperiorEnsino e aprendizagemPensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2313410.26512/lc.v25.2019.23134Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e23134Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e231341981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/24351https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/31702Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTramontina, Carla Cristine2022-02-08T21:35:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23134Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T21:35:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
title |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
spellingShingle |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior Tramontina, Carla Cristine Avaliação do Ensino Superior Ensino e aprendizagem |
title_short |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
title_full |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
title_fullStr |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
title_sort |
As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior |
author |
Tramontina, Carla Cristine |
author_facet |
Tramontina, Carla Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tramontina, Carla Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do Ensino Superior Ensino e aprendizagem |
topic |
Avaliação do Ensino Superior Ensino e aprendizagem |
description |
Pensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134 10.26512/lc.v25.2019.23134 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v25.2019.23134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/24351 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23134/31702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134 Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e23134 Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e23134 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v25.2019 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309287380025344 |