Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marilia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195
Resumo: O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola.   
id UNB-32_a2f43c9514744bb7004cc385ff03b218
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3195
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de GoiásGestão escolar;Ensino fundamental;O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319510.26512/lc.v10i18.3195Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-1441981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195/2883Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Marilia2022-09-09T15:16:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3195Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:16:50Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
title Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
spellingShingle Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
Fonseca, Marilia
Gestão escolar;
Ensino fundamental;
title_short Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
title_full Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
title_fullStr Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
title_full_unstemmed Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
title_sort Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
author Fonseca, Marilia
author_facet Fonseca, Marilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marilia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar;
Ensino fundamental;
topic Gestão escolar;
Ensino fundamental;
description O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola.   
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195
10.26512/lc.v10i18.3195
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i18.3195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195/2883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i18
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284984029184