Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195 |
Resumo: | O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola. |
id |
UNB-32_a2f43c9514744bb7004cc385ff03b218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3195 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de GoiásGestão escolar;Ensino fundamental;O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319510.26512/lc.v10i18.3195Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-1441981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195/2883Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Marilia2022-09-09T15:16:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3195Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:16:50Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
title |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
spellingShingle |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás Fonseca, Marilia Gestão escolar; Ensino fundamental; |
title_short |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
title_full |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
title_fullStr |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
title_full_unstemmed |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
title_sort |
Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás |
author |
Fonseca, Marilia |
author_facet |
Fonseca, Marilia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar; Ensino fundamental; |
topic |
Gestão escolar; Ensino fundamental; |
description |
O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195 10.26512/lc.v10i18.3195 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v10i18.3195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3195/2883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144 Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144 Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 135-144 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v10i18 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284984029184 |