Psicopedagogia e fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093 |
Resumo: | O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais. |
id |
UNB-32_a72bdc4069180626d8009caa98baa431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3093 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicopedagogia e fracasso escolarPsicopedagogiaFracasso escolar;Zona de desenvolvimento proximal;Funções psicopedagógicas;lntersubjetividade;Necessidades educacionais especiaisO trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309310.26512/lc.v9i16.3093Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 45-62Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 45-62Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 45-621981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093/2779Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFresquet, Adriana Mabel2022-09-09T14:34:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3093Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:34:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
title |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
spellingShingle |
Psicopedagogia e fracasso escolar Fresquet, Adriana Mabel Psicopedagogia Fracasso escolar; Zona de desenvolvimento proximal; Funções psicopedagógicas; lntersubjetividade; Necessidades educacionais especiais |
title_short |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
title_full |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
title_fullStr |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
title_full_unstemmed |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
title_sort |
Psicopedagogia e fracasso escolar |
author |
Fresquet, Adriana Mabel |
author_facet |
Fresquet, Adriana Mabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fresquet, Adriana Mabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Fracasso escolar; Zona de desenvolvimento proximal; Funções psicopedagógicas; lntersubjetividade; Necessidades educacionais especiais |
topic |
Psicopedagogia Fracasso escolar; Zona de desenvolvimento proximal; Funções psicopedagógicas; lntersubjetividade; Necessidades educacionais especiais |
description |
O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093 10.26512/lc.v9i16.3093 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i16.3093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093/2779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 45-62 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 45-62 Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 45-62 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i16 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284945231872 |