Psicopedagogia e fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fresquet, Adriana Mabel
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093
Resumo: O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.   
id UNB-32_a72bdc4069180626d8009caa98baa431
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3093
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Psicopedagogia e fracasso escolarPsicopedagogiaFracasso escolar;Zona de desenvolvimento proximal;Funções psicopedagógicas;lntersubjetividade;Necessidades educacionais especiaisO trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309310.26512/lc.v9i16.3093Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 45-62Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 45-62Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 45-621981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093/2779Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFresquet, Adriana Mabel2022-09-09T14:34:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3093Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:34:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicopedagogia e fracasso escolar
title Psicopedagogia e fracasso escolar
spellingShingle Psicopedagogia e fracasso escolar
Fresquet, Adriana Mabel
Psicopedagogia
Fracasso escolar;
Zona de desenvolvimento proximal;
Funções psicopedagógicas;
lntersubjetividade;
Necessidades educacionais especiais
title_short Psicopedagogia e fracasso escolar
title_full Psicopedagogia e fracasso escolar
title_fullStr Psicopedagogia e fracasso escolar
title_full_unstemmed Psicopedagogia e fracasso escolar
title_sort Psicopedagogia e fracasso escolar
author Fresquet, Adriana Mabel
author_facet Fresquet, Adriana Mabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fresquet, Adriana Mabel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Fracasso escolar;
Zona de desenvolvimento proximal;
Funções psicopedagógicas;
lntersubjetividade;
Necessidades educacionais especiais
topic Psicopedagogia
Fracasso escolar;
Zona de desenvolvimento proximal;
Funções psicopedagógicas;
lntersubjetividade;
Necessidades educacionais especiais
description O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093
10.26512/lc.v9i16.3093
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i16.3093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3093/2779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 45-62
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 45-62
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 45-62
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i16
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284945231872